agosto 22, 2006

Início!

EXPLICAÇÃO BÁSICA:
Quinzenalmente os alunos da disciplina deverão postar pequenos ensaios sobre TEMA previamente determinado. O TEMA poderá ser uma pergunta, uma palavra, uma imagem, um trecho de texto, um projeto ou qualquer outro material sobre o qual cada aluno deverá refletir e escrever.

REGRAS PARA POSTAGENS:
Cada ensaio deverá ser postado com título e deverá constar de no mínimo 300 e no máximo 350 palavras, devendo ser postado até no máximo 15 dias após a publicação de cada TEMA.

AVALIAÇÃO:
Serão avaliados a capacidade de pesquisa e argumentação, a postura crítica diante do assunto, o caráter imaginativo do texto (inclusive na sua forma), e também o domínio da língua (vocabulário, ortografia, concordância, gramática).

COMENTÁRIOS:
Serão muito bem-vindos!

ADVERTÊNCIAS:
1ª - Teoria é uma forma de prática discursiva, criticamente persuasiva e perigosamente imaginativa!
2ª - Teoria é uma prática reflexiva sobre as ações cotidianas, seus agentes, seus objetivos e suas realizações.
3ª - Teoria opera na transformação da prática!

CONSTATAÇÃO:
Novas teorias são aquelas que ainda não foram escritas!

QUESTÃO (crucial):
Novas teorias imprimem possibilidades de novas práticas?

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Teorias antigas
outro dia finalmente entendi o que me fascina na alemanha. uma senhora comentava com outra como adorara a viagem a Berlim graças às enormes e silenciosas livrarias, onde pessoas passam tardes inteiras distraíndo-se com livros alheios. sua amiga respondeu que era ssim na alemanha, tratava-se de uma nação enfeitiçada por livros, desde que era lá o lugar onde os livros foram inventados. Que coisa! um objeto tão arcaico, um dia foi inventado, teve um começo e foi um rascunho, esboço. Poucas coisas são mais definitivas que um livro. Então você escolheu o verbo certo: teorias imprimem possibilidades. Mas, antes disso deve-se avisar a quem chega que a teoria (nova ou antiga)dessa prática também nos condena, enfeitiçados. depois do começo, mesmo sobre os objetos mais simples jamais serão ditos em poucas palavras. Os alemães diriam que é o esforço do pensamento.

6:32 AM  

Postar um comentário

<< Home