maio 28, 2009

O que seria uma arquitetura com identidade?

A arquitetura se constrói pela soma de vários fatores, dentre eles podemos destacar formas, texturas e materiais, fatores estes capazes de diferenciar projetos de acordo com suas necessidades e formas.
Diante dos fatores acima qual será a identidade de cada arquiteto? No meu ponto de vista os projetos de hoje remontam uma identidade repetitiva, ou seja, um copia do passado do que deu certo, faltando criatividade para o novo.
Como exemplo podemos citar os edifícios com “fachadas de vidros”, que foram criados por Mies Van Der Rohe, em Lake Shore Drive Chicago no inicio dos anos 50, que representa um marco de tecnologia e modernidade, técnica esta que vem sendo aplicado desde então, até a data de hoje sem levar em conta nenhuma identidade no projeto com a técnica e sem nenhuma criatividade para o desenvolvimento da sua própria identidade.




Edifícios Lake Shore Drive, Chicago.
Pois bem quando olhamos um edifício com fachadas de vidro, não notamos muitas vezes que ele não foi pensado de acordo com seu entorno, o clima da região, sendo uma apropriação inadequada à realidade do local, usando assim em contrapartida ar-condicionado e brises.

Um bom exemplo que nos mostra que é possível sim, estar fazendo um projeto de acordo com identidade do local é o edifício Montolin, projetado nos anos 80, que corresponde à realidade do local, ou seja, Leva em conta suas particularidades. Devido à alta temperatura de Santiago (33 graus de latitude sul), possui fachadas diferentes de acordo com a orientação das necessidades de proteção da luz solar. A fachada norte, por exemplo, é que mais recebe luz solar por isso é protegida por uma treliça, que serve de apoio a trepadeiras durante o verão, quando se necessita de sombra, sendo que as mesmas quase desaparecem no inverno onde a necessidade da sombra diminui devido à menor intensidade dos raios solares.

Edificio Montolin, fachada norte.
Por tanto cabe ao arquiteto criar um espaço habitável que leve em consideração todas as particularidades do local, a fim de se criar um identidade com o mesmo e não apenas copiar idéias passadas com a intenção apenas de recriar projetos que levem em conta somente suas aparências.