junho 18, 2009

CIDADE MIDIÁTICA: Ficção habitável

O ambiente contemporâneo é dentro do seu conceito um espaço completamente fictício. Vivemos a informação, o consumo, a publicidade a agitação das lojas e suas alegorias na paisagem urbana. As fachadas são efêmeras, assim como a publicidade que vende ilusões, ilusões essas que conformam e caracterizam a cidade. A expressão do que vivenciamos em nosso cotidiano dentro dessa cidade midiática é o que nos remete a momentos lúdicos e utópicos onde projetamos em nossa mente espaços irreais e não construtivos.

Somos autores, criadores, compositores e consumidores de ficções habitáveis. Arquitetamos o que lutamos contra e vivemos o que criticamos, somos seres viciados e alienados pelo objeto que dominamos e conformamos: A CIDADE IMAGiática.

"A expressão cidade imaginária [...] vem designar a metrópole recoberta de elementos do imaginário: cores, formas, figuras, automóveis, multidões se precipitando nas faixas de pedestres na hora do rush, outdoors de imagens fixas e, agora, outdoors que são televisores mastodônticos escancarados para a avenida que escorre. A televisão gigante brota da parede cega do arranha-céu e põe suas personagens luminosas a se mexer. As paredes urbanas adquirem luz própria, movimento próprio, vida própria".
Eugênio Bucci