agosto 28, 2006

EXISTE?

O homem sente necessidade da arquitetura. Arquitetura é planejar/edificar; desde épocas passadas percebemos sua importância, quando o homem em busca de conforto e “sobrevivência” já traçava planos e construía seu próprio espaço. E assim é hoje, necessitamos de uma “segunda” pele; espaços que nos protegem do clima, da poluição, do barulho entre outros. Buscamos espaços agradáveis, íntimos e públicos, de descanso e lazer.
Uma das preocupações hoje é construir para o usuário, a arquitetura existe justamente porque existem pessoas, então ela passa a enfatizar o espaço físico que é produzido relacionando-a com o cotidiano das pessoas naquele local. Não basta fazer espaços bonitos e que não são “ocupados”, desta forma a arquitetura perde o sentido, o importante é construir espaços que serão utilizados e que contribuirão para a qualidade de vida das pessoas.
Arquitetura não é a solução de todos os problemas (como muitos pensam), mas com o passar do tempo segue em processo de evolução. A cada dia, ano, décadas ela busca acompanhar as técnicas e o que esta interfere na maneira das pessoas em um determinado espaço, buscando melhorar cada vez mais. O tempo muda, as técnicas mudam, as pessoas mudam; por isso quando se planeja algo, referente ao espaço e as pessoas, o profissional procura sempre investigar/pesquisar sobre o seu local de intervenção, as ações que ocorrem ali, o que leva essas a acontecerem, como o entorno influencia, entre outras questões, a fim de se obter um bom resultado final.
Enfim, não considero que arquitetura significa construir monumentos, edifícios que só tem valor visual, mas sim construir espaços confortáveis, funcionais, e principalmente que tenha total relação com as pessoas que ali ocupam. Para entender a importância de tudo que disse, basta vivenciar um espaço planejado, que enfatiza o usuário e suas sensações; esse espaço de alguma forma torna uma reposta para o que as pessoas buscam...
Eu não consigo imaginar o que seria da vida sem arquitetura.