maio 10, 2007

Tecnologias ecológicas

As inovações tecnológicas por até um momento eram pensadas apenas pela capacidade de obter o resultado de um produto final esperado, sem pensar nas conseqüências que a tal poderia causar após seu uso no ambiente.
No inicio tudo é muito bom e prático. Para diminuir a grande quantidade de vidro, cujo tempo de degradação é 4000 anos, criaram-se embalagens tipo tetra pak, ideal na conservação de alimentos por mais tempo, garrafas pet para alguns tipos de bebida, facilitando o manuseio do produto.
Mas depois do uso, o que é feito com esses materiais?
Esses resíduos também não são facilmente degradáveis, se não reaproveitados pode causar um impacto ainda maior no meio ambiente. Isso nos faz pensar em soluções para que não aconteça em grande escala, criando novos usos com eles. Vários produtos vêm sendo produzidos com materiais recicláveis como plástico, papel, papelão, alumínio, e muitos destes produtos reciclados são destinados a construção civil. Com aproximadamente 1,5kg de papel, embalagem tetra pak ou tubos de creme dental é fabricada uma telha ecológica, flexível e mais resistente do que telhas comuns de amianto. Elas são usados como cobertura, vedação, isolante acústico. Com várias aplicações, as garrafas pet transformam-se em mobiliário, decoração, vedação, utilidades domésticas, luminárias, entre outras.
Pensar e investigar novos usos com materiais recicláveis é uma alternativa de emergência nos dias de hoje. Com o grande consumo da população, o que acabaria sendo um problema, devemos tornar solução, investigando novos produtos e novos métodos de aplicação destes no cotidiano.