novembro 26, 2008

AÇOLIPTUS

Durante o III colóquio de arquitetuta em aço, houve destaque a necessidade urgente de se implantar novas formas de utilizar o aço e o eucalipto(açoliptus), trabalho desenvolvido pelo arquiteto Lucas Sampaio (ex aluno do Unileste MG).

Na verdade, sabe-se que ações isoladas não irão solucionar a aceitação da madeira e do aço. De uma forma geral, estes colóquios, para a construção tentam aproximar a construção civil do conceito de desenvolvimento sustentável, entendido aqui como um processo que leva à mudanças na exploração de recursos, na direção dos investimentos, na orientação do desenvolvimento tecnológico e nas mudanças institucionais, todas visando à harmonia nas necessidades humanas presentes e futuras. Este conceito não implica somente multidisciplinaridade, envolve também mudanças culturais.

Embora a nossa cultura na construção civil seja alvenaria e concreto, novos estudos vem sendo desenvolvidos pra expandirmos nosso comércio e "criarmos" uma nova cultra, a do aço e do eucalipto, uma vez que nossa região seja rica de tais matérias primas.

A mão de obra pra isso, ainda é precária, quando não, possui um preço elevado, por questão de oferta e procura. Desta forma, essa nova cultura na construção civil pode gerar inúmeros benefícios como:

- Redução no tempo de execução da obra.

- Redução no consumo de recursos naturais não-renováveis.

- Redução de áreas necessárias para aterro, pela minimização de volume de resíduos. Destaca-se aqui que os resíduos de construção e demolição, representam mais de 50% dos resíduos sólidos urbanos.