novembro 23, 2008

Bioarquitetura

Terceiro colóquio de Arquitetura em aço _ nedua cau unilestemg

Sustentabilidade é um conceito sistêmico,
relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade
e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
O terceiro colóquio de Arquitetura abriu uma discussão sobre a relação Arquitetura e meio ambiente, propondo formas inovadoras de construir com menor impacto para a natureza. Dois projetos sobre o tema foram apresentados; Analise do ciclo de vida de Edifícios Universitários no Vale do Aço (Danielly Garcia, Viviane Ramos, Juliana Vieira), Sistema Construtivo Açoliptus (Lucas Sampaio Cota)

O primeiro projeto trata da avaliação do ciclo de vida do sistema construtivo de dois edifícios universitários construídos na região do Vale do Aço, Minas Gerais. Inicialmente foi feito um estudo de indicadores de sustentabilidade existentes em outros países e no Brasil, depois foi selecionada uma metodologia de avaliação a ser utilizada. A escolha dos edifícios analisados baseou-se nas características estruturais: um é estruturado em concreto e possui sistemas de fechamento convencional e o outro edifício é estruturado em aço com sistemas de fechamento industrializados.

O segundo tema foi _ Sistema Construtivo Açoliptus (Lucas Sampaio Cota)
Seu projeto teve como foco a Bioarquitetura,que é uma forma diferente de aplicação de materiais,Lucas usou o eucalipto e o aço porque os dois matérias agridem menos a natureza.O primeiro por ser madeira de reflorestamento e o segundo, material reaproveitavel ,a ideia foi confirmanda na apresentação do engenheiro da Usiminas.