setembro 03, 2009

Além de tudo o argumento

Os arquitetos no final do Séc. IXX e início do Séc. XX começavam a interpretar uma nova maneira de se pensar arquitetura, uma vez que além de muitos gêneros arquitetônicos que enrijeciam os projetos, havia escolas que propunham um estilo “retro”, ao que nomearam de neoclassicismo, depois de muita discussão chegaram a mais uma rígida maneira de projetar que ganhou o nome de arquitetura modernista, depois chegamos ao pós-modernismo e a arquitetura contemporânea, essa por sua vez se diz independente de gêneros ou estilos.

Essa arquitetura contemporânea cheia de adeptos orgulhosos não possui rumo ou discurso próprio, cada um propõe seu argumento, criando uma defesa para aqueles que virão criticar suas criações. Na verdade é um mundo de orgulho imposto pelos companheiros de classe, que pensam involuntariamente em espaços para se satisfazerem esquecendo-se de quem é o verdadeiro usuário, um mundo de disputas de ego, mas também um mundo desconhecido, porque na verdade a participação dessa história é involuntária.

Pode-se pensar que os usuários da arquitetura são os menos preocupados nessa discussão e que talvez nem tenham conhecimento, mas talvez os arquitetos utilizem dessa situação para conseguir alcançar seus propósitos, que na verdade são financiados inconscientemente pelos usuários.


Hugo Marlon da Silva