agosto 30, 2006

REALIDADE

A arquitetura tem como premissa ordenar, organizar e melhorar espaços para a condição humana.
Nesse sentindo temos nos dias atuais vida sem arquitetura, pois ao haver ainda uma condição subumana de vida nas palafitas do amazonas e favelas em todo o país, onde está a organização e melhora?
Para essa pergunta, não basta apenas dizer que o problema esta na política de desenvolvimento urbano ou qualquer outra coisa do gênero.
A pergunta a se fazer, é se a grande gama de profissionais de arquitetura está realmente envolvida em pensar os grandes problemas da sociedade ou estão envolvidos apenas com seus projetos medíocres ou ostensivos; onde se imaginam estarem fazendo o que há de melhor.
Não consigo ver e acho impossível a vida sem arquitetura, mas, arquitetura em seus desdobramentos, como por exemplo, arquitetura de rede, arquitetura interiores, arquitetura orgânica e etc., mas, a arquitetura de construir espaços ao bem estar humano essa sim é um fiasco e não existe ainda (sendo otimista) para a grande maioria.
A realidade da arquitetura contemporânea brasileira é na verdade um amontoado de suposições e utopia; os arquitetos brasileiros passam à maioria do tempo criticando o trabalho dos colegas de profissão ou não sei bem se arquitetura é profissão ou meio de pensar e viver. Do que realmente buscando sua integração como a vida e sociedade; se estabelecendo como uma necessidade para o desenvolvimento do conjunto, os mesmos não possuem se quer conselho próprio e dependem do da engenharia que tanto descriminam; mas mesmo assim se acham os profissionais mais capacitados e qualificados a dar opinião em tudo.
Penso que sou, mais uma pessoa que se atreveu a entrar nesse mundo de pessoas seletas e “cultas”, e nessa condição sou mais um caso de vida sem arquitetura.