junho 21, 2007

e se...

Divulgar a arquitetura e torna-la integrante do cotidiano das pessoas, mas o que e como fazer? Concordo que a integração entre as áreas como as artes, literatura, moda se faz necessária e utilizar de meios como marketing é fundamental, mas todo o processo apresenta “poréns” e “e se” (parodiando o Fred em suas orientações).

Arquitetura pode e deve utilizar da moda como integração e até vender arquitetura como bolsas, mas Prada e Dolce Gabanna? Desta forma a arquitetura continuaria restrita a uma elite, que é a minoria, apenas deixaria de se restringir ao seu meio, construção civil, e tornaria objeto de desejo de uma outra forma, com a moda e com a arte, sempre elitista! Continuaria a não interferir na vidinha da Dona Maria que lava roupa pra fora e cuidas dos sete filhos quando não estão na escola...

Todavia não pode se tornar cretina com divulgações e logomarcas que fazem com que a arquitetura se torne lembrancinha de embalagens ou mero papel inutilizado para embrulhar peixe na feira!!! Ou ainda, fazer com que qualquer pessoa ache tão banal e tão barato os serviços de arquitetura disponibilizados que aumente a “prostituição” da profissão com pessoas não qualificadas para elaborarem os projetos.

O caminho certo para atingir este objetivo é tão tênue que qualquer desequilíbrio pode levar a acentuação do elitismo ou no desmerecimento do trabalho realizado. Então qual caminho seguir para a difusão em massa de uma arquitetura rica em conceitos e qualidade? Divulgação que pode ter como “inimiga” os próprios meios de propaganda com imagens e frases de impacto ou mesmo com integrações com outras áreas que podem fazer da arquitetura um mero tema para coleções!

Vale tentar...
e se a arquitetura fosse divulgada na CeA?
e se a arquitetura social achasse o caminho certo e chegasse as minorias?
e se houvesse maior interesse dos arquitetos em gastar um pouquinho do seu tempo e pensar efetivamente no assunto?
e se a proliferação da arquitetura fosse matéria curricular?
e se 90% da população soubesse simplesmente o que é arquitetura?
e se deixasse de ser chique para ser fundamental?
e se redescobrissem uma nova arquitetura?
e se........................

(sábio Fred!!)

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

estou ouvindo pavement - "shade lane". lembro-me de "e se"'s acompanhados de vinhos e risadas com meu amigo marcelo. ele ria e dizia que era loucura. dizia a ele que vamos pensar sobre o assunto, ao invés de dizer: isso é ruim, merece então nota X. pensar em possibilidades e não em termos de erros e acertos. participar do aprendizado do que não se sabe com o aluno...acho que é isso...aprender e pensar junto com a amanda.

10:30 PM  
Blogger milenapais said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:31 AM  

Postar um comentário

<< Home