novembro 09, 2008

Uma imagem, uma lembrança

Uma imagem vale mais que mil palavras! Eis um ditado popular, então, o que essa imagem nos fala? Ela é enigmática, permite com que nossa cabeça se lembre desde um cinto de castidade até uma diva como a Madona em suas performances. O que dizer dessa imagem então?
O que eu entendi dela, nem mesmo sei se faz muito sentido, porém, me fez lembrar uma passagem minha na faculdade, meu segundo período, onde estudei a transposição do corpo, um exoesqueleto, uma roupa que pudesse passar e demonstrar a relação do corpo com o exterior, transpor as sensações, os cinco sentidos, olfato, paladar, visão, audição e orientação, de uma maneira intensa. Fazer com que o corpo respondesse aos estímulos produzidos pela roupa e não somente pelo entorno. A roupa passa a ser uma representação irreal do entorno, fazendo isso, permitimos a nós mesmos o conhecimento do corpo e a necessidade de entender onde estamos inseridos. Bom, talvez nem tenha sido esse o objetivo da aula, ou nem mesmo seja isso que deveria aprender, porém, foi essa sensação e essa preocupação que pude tirar dessa matéria.
O que quero dizer é que quando nos deparamos com uma imagem dessas, nos deparamos também com o nosso imaginário, o que em nossa cultura ou nossa vivência aquela figura se assemelha. Quando que coloco a escrever, logo pensei em escrever em algo que me marcou, nesse caso, o exoesqueleto marcou meu período de faculdade, hoje já quase o fim, no entanto vou sempre lembrar de um exercício esquisito, cansativo e bastante complicado, porém, para mim, muito importante em minha formação.
Poderia dizer mais algumas idéias de significados que me veio à cabeça quando me coloquei a escrever sobre essa imagem, como o corpo escultural e feminino de uma mulher, ou ainda começar a falar do significado do cinto de castidade, ou mesmo falar das mais variadas performances da Madona, porém, nada ficou mais fixo em minha memória que o exoesqueleto.