maio 28, 2009

Estilo Contemporâneo Brasileiro?

"A arquitetura do século XX é inaugurada em São Paulo, em 1902, com a Vila Penteado, de Carlos Eckman, e com a construção da Estação da Estrada de Ferro Sorocabana, em Mairinque, projetada em 1907 por Victor Dubugras. O modern style que Eckman e Dubugras ostentaram nessas e em outras obras apresentou-se sob dupla faceta: o art nouveau e o art déco. Essas tendências do fragmentário e descontínuo "estilo moderno" inicial, ou protomodernismo, multiplicaram as contradições da nação neófita ao contrapor a técnica artesanal da criatividade cristalizada à racionalidade industrial da produção em série".

A arquitetura no Brasil tem forte tendecia ao modernismo, e em termos gerais, alguns arquitetos do século 21 não possuem uma identidade contemporanea em seus projetos. Nota-se que muitos se preocupam com a sua identidade; dando formas que sempre possam remeter-se a eles, utilizando de soluções que são de seculos passados, importando a arquitetura de outros paises e não se equivalendo das necessidades arquitetonicas atuais brasileiras.

Quando voltamos no tempo, vemos explicitamente ao longo da historia que os arquitetos e engenheiros projetavam "baseados em seus conceitos", dando completa importância para identidade da época: Cultura local, movimento artistico e materiais a serem utilizados.

E infelizmente, hoje em tempos ditos como "modernos" de grandes potencialidades tecnológicas e sustentavel, é difícil saber se uma obra arquitetônica tem 60 anos ou 5 anos, pois nota-se que existe uma postura de descaso e desatenção dos profissionais que atuam na area da construção civil tornando a arquitetura dos anos 2000 sem identidade, ecléticamente falsa e um pouco longe da nacionalização histórica do movimento contemporâneo brasileiro.

Citação: artigo Arquitetura Brasileira do site Legaliza Projetos