setembro 04, 2006

EVOLUÇÃO!!!

Por instinto o homem precisa da arquitetura, para se proteger dos perigos animais ou humanos.
Na pré-história ele tinha que se proteger dos bichos e das ações do tempo, com isso uma caverna, um mutuado de folhas e galhos servia de abrigo; ou quer dizer era sua arquitetura. Não existia conforto mais já existia proteção, uma intenção de organização.
Um aglomerado de pedras era um lugar sagrado, hoje as nossas Igrejas, grandiosas construções.
Muda o material, a forma, as técnicas de construção, mais os sentidos são quase os mesmos, proteção e dar abrigo à família. Tudo isso é tecnologia e evolução.
Mais com a evolução do homem, planejar, edificar se tornou uma arte, uma forma de organização para facilitar o convívio e a sobrevivência.
De vilas para cidades, do barro para o aço e muito mais. O tempo de construção virou algo admirável coisa de horas ou poucos dias.
Formas avançadas (bairros nobres), formas quase que pré-históricas (favelas e assentamentos, como: casas de lona ou plástico preto podem ser até papelão), isso gera conflitos na imagem da cidade que é uma grande arquitetura.
Viver sem tudo isso é complicado, pois seria uma terra sem árvores, terra, água. Um planeta vazio, pois uma copa de uma árvore pode servir de teto para um abrigo temporário, da terra viram buracos e túneis para nossa sobrevivência de ir ou vir, a água é uma grande arquitetura não para os homens e sim para alguns tipos de bichos.
Isso é arquitetura, uma simples caverna, um ninho de passarinho. Até o significado da palavra evoluiu para casas, prédios, barracos e cidades. Formas de entender arquitetura, seu significado é muito amplo que gera muitas discussões em toda a história, ela não é só para o homem, mais para todos que vivem na terra, até uma simples abelha com sua colméia.
Viver sem arquitetura é impossível, não existiria nada na terra.