abril 04, 2007

O que é uma cidade ideal pra você?

A cidade ideal para mim é aquela vivida nos anos 50, 60, e... sei lá, 70 também. Eu me lembro bem (e muito emocionada) da minha vó, sentada no passeio, na porta de casa, tomando um café, comendo uma rosquinha de nata feita por ela mesma, “proseando” pra nós, os netos, da sua época de infância. Ai ai..., época boa devia ser aquela! Época em que eu queria muito ter vivido!!!

“...Vocês jovens, não sabem o que é viver! Na minha época de criança os carros não precisavam de cintos de segurança, de apoios de cabeça, nem air-bag. Íamos soltos no banco de trás fazendo aquela farra! E isso não era perigoso. As camas tinham grades e os brinquedos eram multicores com pecinhas que se soltavam, ou no mínimo, eram pintados com umas “tintas duvidosas” contendo chumbo ou outro veneno qualquer. Não havia travas de segurança nas portas dos carros, chaves nos armários de medicamentos, detergentes ou químicos domésticos. A gente andava de bicicleta pra lá e pra cá, sem capacete, joelheiras, caneleiras e cotoveleiras... Bebíamos água de filtro de barro, da torneira, de uma mangueira ou de uma fonte e não águas minerais em garrafas ditas “esterilizadas”. Construíamos aqueles famosos carrinhos de rolimã e aqueles que tinham a sorte de morar perto de uma ladeira asfaltada, podiam tentar bater records de velocidade e até verificar, no meio do caminho, que tinham economizado a sola dos sapatos que eram usados como freios... e estavam descalços, depois de alguns acidentes, todos os problemas estavam resolvidos! Íamos brincar na rua com uma única condição: voltar para casa antes do anoitecer. Não havia celulares... e nossos pais nem sabiam onde estávamos, era incrível! Tínhamos aula só de manhã, e íamos almoçar em casa. Quando tínhamos piolho, usávamos Neocide em pó (rsrsrs). Gesso no braço, dentes partidos, joelhos ralados, cabeça lascada... Alguém se queixava disso? TODOS TINHAM RAZÃO, MENOS NÓS... Comíamos doce a vontade, pão com manteiga, bebidas com (o perigoso) açúcar. Não se falava em obesidade, brincávamos sempre na rua e éramos super ativos (nem existia o medrontoso sedentarismo). Dividíamos com nossos amigos uma “tubaína” (refrigerante de tuti-fruti) comprada naquela vendinha da esquina, gole a gole, e nunca ninguém morreu por isso. Nada de playstations, Nintendo 64, jogos de vídeos, internet por satélite, videocassete e DVD, celular com câmera, computador, chats... SÓ AMIGOS!!! E o cachorro Rim tin tin? Nada de ração. Comiam a mesma comida que nós (muitas vezes os restos), e sem problema algum. Banho quente? Xampu? Que nada, no quintal mesmo, um segurava o cão e o outro com a mangueira (fria) ia jogando água e esfregando-o com sabão em barra de lavar roupa. Algum cachorro morreu ou adoeceu por causa disso? A pé ou de bicicleta, íamos à casa de nossos amigos, mesmo que morasse a kms de nossa casa, entravamos sem bater e íamos brincar. Jogávamos futebol na rua, com a trave sinalizada por duas pedras, e mesmo que não fossemos escalados, ninguém ficava frustrado e nem era o “fim do mundo”. Na escola tinha os bons e os maus alunos. Uns passavam de anos e outros eram reprovados. Ninguém ia por isso a um psicólogo ou psicoterapeuta. Não havia a moda dos superdotados, nem se falava em stress, problemas de concentração, hiperatividade. Quem não passava simplesmente repetia de ano e tentava de novo no ano seguinte. As nossas festas eram animadas por radiolas com agulhas de diamantes deslizando sobre os discos de venil, luz negra e um delicioso coquetel feito de groselha e maçã em cubinhos. Tínhamos LIBERDADE, FRACASSOS, SUCESSOS E DEVERES, e aprendíamos a lidar com cada um deles... COMO ÉRAMOS FELIZES...”

É verdade, lá fora, nesse mundo cinzento e sem segurança! Como era possível? A verdadeira questão é: como eles conseguiram sobreviver? E acima de tudo, como conseguiram desenvolver a sua própria personalidade? O índice de criminalidade era mínimo, e desde essa época, já havia os muitos que eram pobres e os poucos que eram ricos! Por que esse mundo virou de cabeça para baixo em tão pouco tempo? Absurdo o recente caso do “menino JOÃO HÉLIO”? Não, “normal”, diante a sociedade que nos rodeia e o mundo que nos espera...

COMO EU QUERIA TER VIVIDO NAQUELA ÉPOCA...

17 Comments:

Blogger leilaine said...

gente, só queria comentar que eu AMEI postar esse texto! só de ter abordado esse assunto e da maneira como ele foi escrito, pra mim, já valeu essa disciplina! Sou tão boba, que leio ele toda hora, 1000 vezes!!! rsrsrs capaz até deu ja ter decorado ele já! hehehe...

chega de falar né?! mas que eu amei ter postado ele, eu amei! rsrsr

5:39 PM  
Blogger leilaine said...

ah, e outra coisa, amei essa música também! rsrs, nunca tinha ouvido ela antes, ouço ela toda hora, fico só com aquela parte assim na cabeça: "...a cidade ideal pro cachorro, tem 1 poste por m2..." hahaha..

SÁI DA MINHA CABEÇA MÚSICA! rsrsrs

não, sem contar as vozes, os timbres das vozes, cada um mais diferente que o outro, nossa, massa demais.

TIAGO, o inicio da música me fez lembrar um video que agente fez na disciplina do tande, acho que foi o da biblioteca.

legal demais! adorei! nota 10 pro ce jorge! hahahahha

thau.

5:52 PM  
Blogger milenapais said...

não sou do tipo de pessoa que queria viver naquela época, mas concordo que chega a ser intrigante como conseguiam! rs...

tá bom então leilokinha... parabéns então pelo texto que vc impolgou em escrever e ler tb! ;*

5:54 PM  
Blogger milenapais said...

Este comentário foi removido pelo autor.

5:56 PM  
Blogger Gisele said...

ah tá... vcs ficaram com a música na cabeça???
olhem meu post e depois me falem quem tá com a música na cabeça! rss

6:04 PM  
Blogger Gisele said...

ah...
leila, gostei muito do seu texto tb!
mas...posso dá uma de milena e criticar só um pouquinho??? (rss) acho que diante de tantas memórias nem seria preciso uma introdução e/ou uma conclusão...seria ótimo cair de cabeça nas lembranças e nem saber de quem são e se realmente são!
bj!

6:10 PM  
Blogger milenapais said...

dar d milena é boa heim? como assim? rs...

texto do pessoal da sala eu nem faço criticas assim! ham! só escrevo pensando como seria pra mim! hehehe

tipo agora, eu não me imagino naquela época mesmo! acho mto chato, entediante, sem graça, sem cor e sem rima tb! rsrsrs

acho q eu seria uma daquelas pessoas que só ficariam lendo e tomando sorvete, imaginando mil coisas que poderiam acontecer, tipo um cientista. Mas como sou bem preguiçosa, acho que ficaria somente nos pensamentos!!! hahahaha

6:31 PM  
Blogger milenapais said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:43 PM  
Blogger leilaine said...

hahahahahhaa, gente, to asroando esse négocio de cementário! Racho os bico doces! rsrsr, bom demais, mas vamo lá, primeiro: brigadinha mi, pelo elogio. segundo: até agora ela ta na minha cabeça. rsrsrs, mas eu gosto!terceiro, gisa, tem recadinho la pro ce. quarto: pode sim gisa, claro! inclusive, nem considero isso uma crítica não, acho que é apenas um ponto de vista diferente, e que deve muito ser levado em consideração, não acho ser crítica. crítica foi a milena falando do meu texro poema com a lilian do segundo período (snif) rsrsr.., mas ta bom, num ligo não. e por ultimo milena, aprendi a postar SOZINHA ce viu? rsrsrs, nem precisei ligar pro ce nem pro tiago hj! hahahahha... demorei mas aprendi, é num sei não, agora vamo ter q esperar outra oportunidade pra vc ganhar sua cliente de novo. hahahahha... de qq maneira, brigada pelas forças ae!

bjinhos pra vcs mininas!

11:34 PM  
Blogger leilaine said...

*ASROANDO = ADORANDO

*CEMENTÁRIO = COMENTÁRIO

foi mal ae!
rsrsrs

11:36 PM  
Blogger milenapais said...

Este comentário foi removido pelo autor.

12:03 AM  
Blogger leilaine said...

hahahhahahahha...

fui...............

rsrsrrs

6:49 PM  
Blogger jorge tanure said...

eu nao. essess registros sao feitos nao so de tempo, mas de espaco tb. 50, 60, 70`s tinha guerra no vietna, ditaduras sangrentas em metade do mundo, inclusive no brasil, .... mas na memoria tudo se alisa, o tempo e o espaço se fundem, tudo q vc falou na pele da sua avo, pode e deve ter acontecido com metade do mundo ocidental na decada de 80. inclusive comigo e, eu nao sou tao velho assim, ou sou?

alias, gostei do texto, mas acho q deveria ter introducao e conclusao sim, mas algo q me indique melhor a tua postura frente a isso, nao sei se vc realmente quer viver naquele tempo ou se eh uma ironia... isso vale p mtos textos do blog. deus queira q estes sejam bastante ironicos, caso contrario estamos formando uma geração reaça. meio pais modernos e filhos antiquados (Caras e Caretas - seriado da globo q passava nos anos 80)

10:06 PM  
Blogger leilaine said...

Nossa Jorge, tudo isso foi um elogio ou uma crítica? Rsrsrsrrs...

Olha, a minha postura é simples. Queria mesmo ter vivido naquele tempo, e é exatamente na simplicidade desse “querer” que eu exponho, SUTILMENTE, a minha ironia. Não acho que as críticas irônicas devem ser sempre explícitas. Elas podem ser sutis! Realmente acho que vale mais a pena conviver em meio uma geração “careta” onde possamos, com tranqüilidade,VIVER, criar e educar nossos filhos; COM SEGURANÇA! Apesar de vc ter lembrado (e bem lembrado) da guerra do Vietnã, das ditaduras sangrentas e tals, isso sempre teve, e tem até hj. A diferença é que, apesar de tudo, naquele tempo podíamos criar e ter, POR PERTO, nossos filhos. Coisa que não acontece hoje em dia. Você acha que foi atoa quando eu falei do caso do “menino João Hélio”? Antes essas “guerras” eram claras. Hoje elas acontecem por debaixo dos panos, como nos “Lalaus”, nos “mensalões da vida”, nos possíveis acordos entre “Bush, Álcool, e Lula”, porém nada fazemos! As reivindicações não passam de um “fogo de palha”, e ainda assim continuamos “presos” e dependentes das ordens, leis, e decisões DELES. Até que ponto temos hoje, numa geração “moderna e contemporânea”, a tão dita “LIBERDADE”? Acho que estamos mais PRESOS E SUBMISSOS do que nunca! Submissos a uma tecnologia incessável. CAUSA de todo esse alvoroço: essa GANA e esse CAPITALISMO CRUEL. Conseguimos hoje viver sem internet? Sem celular? Sem carro? Acho que não! Nem nós, nem os bandidos!

Juro, se eu pudesse escolher, jamais escolheria fazer parte dessa nossa geração!

8:04 PM  
Blogger milenapais said...

perae... essas palavras foram da leilaine msm? Tiago, PELOAMORDEDEUS, q q aconteceu c/ ela? Me ajuda!!! rsrsrs...

12:52 PM  
Blogger leilaine said...

AAAAAAAAAAAAAAH, rsrs SAI FORA MILENA?! rsrsrs...

ce viu né? NÃO ME SUBESTIME!!!!

KKKKKKKKKKKKKKKK
BJINHO

12:24 PM  
Blogger deon said...

comentario é bom, mas num exagerem...
menos por favor.
é que a gente começa a ler e quando vê ja passaram 15 minutos.

5:02 PM  

Postar um comentário

<< Home