setembro 28, 2008

Significado das Cores

A escolha das cores é indispensavel para equilibrar os ambientes da casa, pode influenciar beneficamente os ambientes que são utilizados. Cada cor provoca sensações variadas afetando nossas emoções e até nosso humor.

Vermelho
É a cor do fogo, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Estimula os movimentos, ajuda a combater o estresse e a falta de energia. Indicado em pequenas doses em tons avermelhados para salas de estar e jantar.

Amarelo
É a cor do sol, trazendo luz para as situações difíceis, ativando o intelecto, a comunicação, a harmonia do todo. Se utiliza em áreas de acesso, salões sociais e quartos de estudo. Gera calor e por isso é recomendado para climas frios.

Violeta
O violeta representa o mistério, expressa sensação de individualidade, personalidade, associado à intuição e à espiritualidade, influenciando emoções e humores. Não é aconselhável para o ambiente inteiro com esta cor, mas num tom mais azulado é ideal para locais de meditação.

Laranja
É a cor da comunicação, do calor efetivo, equilíbrio, da segurança, da confiança, cor das pessoas que crêem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Somada ao azul gera força. Ideal para salas de estudo/reunião, local onde a família se encontra para conversar.

Rosa
Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo.

Azul
Transmite seriedade e confiabilidade, fluidez, tranqüilidade.É a cor da purificação do bem estar e raciocínio lógico, é a única que tem como grande poder de desintegrar energias negativas, favorece paciência amabilidade e serenidade. Acalma a energia dos quartos de crianças e adultos hiperativos

Verde
Traz paz, segurança, esperança em abundância, confiança e inteligência, é a cor do movimento e da ação. É a cor de desvendar mistérios, indicada para todos os ambientes. No banheiro é aconselhável ter toalhas ou detalhes de acabamento em verde vivo pois é ali que se purifica o corpo energizando-o.

PretoÉ a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai. É a "não" cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento ao seu redor. Indicada só para detalhes de acabamento ou objeto, pois pode deixar o ambiente muito escuro.

gustavo sérgio