setembro 01, 2008

Sustentabilidade Descalça

No que pensamos ao ouvirmos a palavra sustentabilidade? Painéis fotovoltaicos, aquecimento solar da água, reciclagem, eco-design, sistemas construtivos e em outras coisas que são somente ligadas a área da arquitetura em seu estágio acabado, mas a sustentabilidade vai muito além disso...

Segundo alguns conceitos, sustentabilidade é prover o melhor para o ambiente e também para as pessoas, não só agora, mas no futuro. Tal expressão é ampla e abrange todas as atividades humanas e é um meio de configurar a civilização e as atividades humanas, de maneira que a sociedade, seus membros e as suas economias preencham suas necessidades, preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais.
Não adianta pensar em sistemas sustentáveis se não pensamos na mão de obra, no percurso dos materiais, nas condições de trabalho, enfim, nas condições impostas ao ser humano para que se atinjam os resultados necessários. Pois na maioria das vezes, tais condições são precárias.
Não adianta pra um fabricante de calçados pensar em conforto e estética resolvida, sem pensar em como as pessoas produzirão tais calçados, se são escravizadas ou não, se são descalças ou não. Assim como não faz sentido pensar em painéis fotovoltaicos, e em sistemas construtivos sustentáveis se não pensamos em como mudar as condições trabalhistas, em como minimizar, ou talvez anular, no canteiro de obras, a hierarquia existente entre os empregados.

Pensar dessa forma é pensar numa sustentabilidade descalça, sem estrutura, sem conceitos... Na verdade não é pensar em sustentabilidade é pensar numa maquiagem, numa máscara. É mascarar através do físico o que é humano.