novembro 30, 2008

Logotipo arquitetonico

A arquitetura passa cada vez mais ser vista como um produto e cada vez menos como um serviço. Todo produto que é inserido no mercado é dotado de uma marca e composto de características que selecionam e definem seus usuários. Com a arquitetura não é diferente, e essa muitas vezes é dotada até mesmo de logotipos.

Logotipo é a palavra usada para definir a representação gráfica da marca. Como se fosse uma assinatura institucional, e segue um padrão visual que a torna reconhecida aonde quer que ela seja impressa, atribui uma imagem à marca e/ou à empresa.

Quando olhamos para o lado da arquitetura, esse logotipo pode ser concebido através de algumas formas distintas. Às vezes através de uma determinada tipologia de construção, como na arquitetura barroca ou colonial, em que é possível distinguir facilmente o tipo de arquitetura de acordo com suas características. Outras vezes, de uma forma bem mais peculiar, em que cada arquiteto, na suas particularidades, acaba por definir seu logotipo, através de elementos gráficos ou construtivos, tornando a arquitetura como uma marca de identidade.