maio 28, 2009

Arquitetura e identidade, ou vice-versa?

Arquitetura como identidade, ou arquitetura inserida numa identidade. São duas questões interessantes a serem tratadas. Acredito eu, que são duas coisas difíceis de serem alcançada, porem não impossível.
Uma, porque a busca por uma arquitetura como identidade exige uma personalidade forte, encima de uma identidade pessoal bastante peculiar do arquiteto, abandonando todas as questões que envolvem o projetar, e voltando-se apenas para seu modo de fazê-lo. E são poucos esses exemplos que conseguiram chegar nessa peculiaridade.
A outra, é usar da identidade do local para se projetar a arquitetura levando em consideração o entorno inserido, materiais construtivos produzidos nas próprias cidades, e todas as questões que envolvem o projeto. Acredito que, as grandes massas dos arquitetos, se encaixam na segunda opção, não só porque a primeira é por assim dizer lugar dos ‘gênios’, mas porque é projetamos para gostos diferentes, para pessoas aleatórias que são capazes de sonhar coisas absurdas para suas habitações, e nos como arquitetos estamos ai para fazer com que sonhos se tornem realidade, nem pra isso tenhamos que projetar uma novela. rs