maio 28, 2009

Cultura: identidade na arquitetura

A arquitetura é uma manifestação da cultura tendo ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço com suas crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais e o desenvolvimento tecnológico de um povo em um determinado tempo.

Esses comportamentos geram uma identidade própria de cada arquitetura, visto que estão em constante mudança gerada principalmente pela tecnologia que trás consigo os meios de comunicações que transformam e renovam constantemente as cidades.

Trata-se assim de uma arquitetura que não é somente em seu estado físico, mas também em seu desenvolvimento com o usuário. Deixando de ser um monumento que é somente visto e passando a observar que esse deve ser tocado e integrado com o usuário, pois não existe uma arquitetura sem moradores que trazem e inserem seus costumes e tradições nessa habitação. Não devemos ignorar a identidade da arquitetura ignorando os usuários.

Devemos criar diante da nossa atual realidade para podermos gerar enfim nossa verdadeira identidade. Identificando que cada arquitetura possui um caráter próprio, exclusivo e diferencial diante das reações de determinado tempo, da tecnologia e das necessidades dos usuários em suas ações humanas levando em consideração a relação entre o público e o privado.