novembro 26, 2009

Do pensamento à materialização da arte

“A arte é uma forma de expressão do pensamento humano.”


Arte não é como ler um código lógico como signos, ela possui um poder de questionamento, ou simplesmente uma postura critica diante da realidade.
Criar e decifrar arte se faz com conceito, mesmo que intuitivo, através de uma lógica do pensamento formal. A arte instala a realidade; não como forma de negação, mas como uma nova forma de realidade.
Uma arte onde esta crie uma imitação da realidade no seu elemento essencial, a forma, o inteligível; inteligível este que recebe como que uma nova vida através da fantasia criadora do artista.
Isto precisamente porque o inteligível, o universal, deve ser encarnado, concretizado pelo artista num sensível, num particular.
As leis da obra de arte serão, portanto, além de uma imitação verossimilhante e coerente do interior dos elementos da representação artística, onde o íntimo sentimento do conteúdo, evidência a vivacidade de expressão.
A arte como produção mediante a imitação, arte como uma expressão da existência humana. Arte como conhecimento das leis da natureza. Arte onde a própria filosofia se renova através dela.
Conhecimento...arte...historia...cultura...refletem em diferentes pensamentos e valores.