novembro 05, 2009

"Revistas de arquitetura"

Lembro-me quando criança de várias revistas daquela época onde tirávamos muitas informações imagens e em uma destas buscas na biblioteca do meu pai pude ver algumas revistas que na época era referência na arquitetura e engenharia, não me lembro dos nomes mas uma me chamou a atenção pelas cores e imagens nelas obtidas , Acrópole... Lembro- me que na época meu pai tinha alguns exemplares, nestes havia muitas imagens de prédios. Não tenho conhecimento de que, ainda hoje, existe esta revista. Pesquisei pelo nome Acrópole e para minha surpresa, na época era uma das revistas que mais teve edições do que as demais do mesmo ramo.

(A revista Acrópole Foi fundada em maio de 1938, por Roberto A. Corrêa de Brito, no escritório do arquiteto Eduardo Kneese de Mello. A revista, basicamente, se dedicou ao tema da arquitetura, com a intenção de informar e mostrar o desenvolvimento da arquitetura contemporânea. A revista publicava, principalmente, projetos recentemente construídos, reservando poucos espaços à reprodução de textos. Posteriormente, foram reservados espaços para textos com temas específicos, geralmente publicados em série, além de textos complementares aos projetos publicados. Apesar desta reforma, a linha editorial não sofreu uma mudança profunda, pois a ênfase continuou a ser dada a publicação de projetos arquitetônicos. Mas depois estas revistas tinham mais páginas comerciais onde inicia o seu declínio que vem a fechar em 1971 (Informação retirada no site www.urbanismobr.org/bd/periodicos.php?id=30).

Cabe ressaltar que a revista de arquitetura serve como um registro de grandes acontecimentos ocorridos em época passada e na atual. É uma oportunidade de dar espaço para os profissionais para mostrar seus projetos, suas idéias e o que tem no mercado. É claro que devemos ter muito cuidado com o que estamos vendo, hoje temos uma variedade destas revistas de arquitetura, não conheço todas, mas já pude ler algumas, porém, estas revistas não podem se tornar meros espelhos da profissão tornando uma revista com uma quantidade exagerada de material publicado sem uma seleção dos mesmos. As editoras deveriam ter critérios para publicação destas revistas, pois, a maioria dos editores não são especializados na área de arquitetura, trazendo críticas e informações muito das vezes fora do contexto e comprometedora para a carreira profissional do arquiteto.

Helen Judith Bussinger Dias Neubert