junho 22, 2007

Imagem, marketing, lucro!



“Certa vez, ao visitar uma das edições da Casa Cor, deparei com um mini-haras em que um cavalo puro-sangue se exercitava sobre uma esteira. O evento era uma seqüência enfadonha de ambientes domésticos competindo entre si através da decoração, tanto mais redundantes quanto maior era o empenho em serem originais. Aquele cavalo, no entanto, ao mesmo tempo em que resumia bem a superficialidade do evento, destoava do resto. Com seu olhar melancólico, somado ao movimento ritmado e sem esforço das patas, dava, involuntariamente, um sentido reflexivo àquilo tudo. Uma aparição inusitadamente real e triste em meio à alegria efêmera daqueles cenários”.

Atualmente podemos ver cada dia mais nas cidades, uma arquitetura mais rebuscada, de vitrine que procura conquistar a população pela beleza, pelo olhar, fazendo com que muitas questões importantes como a relação pessoa X espaço, percepção, cotidiano, etc, sejam deixadas de lado.
Podemos ver que muitos arquitetos tentam conquistar o cliente pela imagem, sendo que na maioria das vezes esta não condiz com o projeto final.
Luz, transparência, leveza, sensibilidade, são peças chaves para uma exuberante forma e pronto, teremos um desfile de estrelas.
O cliente fica satisfeito, o arquiteto fica satisfeito e tudo fica bem.
Mas é só começar a obra para se ter o circo montado.
A arquitetura hoje em muitos casos é considerada para muitos como sendo uma questão de status. Algo feito apenas para as madames, para a “elite” e não para a população mais carente, para os mais necessitados.
Para os arquitetos seria mais conveniente produzir uma arquitetura para a “massa” ou continuar a produzir esta arquitetura para a os mais favorecidos?
A questão é que mesmo que esta arquitetura seja tão bela, pode não estar preocupada com o que há em seu interior, com o seu conforto e apenas com o visual, a estética, pois o visual é a melhor ferramenta de apoio ao marketing (ninguém vê as sensações, só quem as experimenta).
Talvez seja por isso que os arquitetos famosos investem tanto no visual de seus produtos.