novembro 20, 2007

100% tratado é igual a 100% coletado???

Segundo um levantamento publicado no Jornal Estado de São Paulo, a água de abastecimento nas capitais brasileiras é desperdiçada antes de chegar às torneiras do consumidor. Os vazamentos na rede de distribuição das 27 capitais são responsáveis pela perda de 45% (6,14 milhões de litros) da água retirada todos os dias dos mananciais que abastecem mais de 43 milhões de pessoas que moram nessas cidades. A água perdida diariamente nas capitais seria suficiente para abastecer 38 milhões de pessoas por dia. Agora imaginem este desperdício e lembrem das famílias nordestinas que passam fome e sofrem com a falta de água (é no mínimo absurdo).

Das 27 capitais brasileiras, apenas seis - Goiânia, Palmas, Salvador, São Luís, Vitória e Belo Horizonte - atendem à totalidade de sua população com rede de distribuição de água. Já as piores são Macapá (58,5%), Rio Branco (56,2%) e Porto Velho (30,6%).

A destinação dos esgotos é vital para o meio ambiente e para a saúde de todos, entretanto, no Brasil está muito longe de ser adequada. Mais da metade da população não conta sequer com redes para coleta e cerca de 80% dos esgotos gerados são lançados diretamente em rios e mananciais, sem nenhum tipo de tratamento. Cerca de 30% da população residente nas capitais brasileiras não tem acesso à rede de coleta de esgotos.

É de se impressionar, uma vez que 38 milhões é o número de pessoas que poderiam ser atendidas com o volume total de água potável desperdiçado por dia, ou seja, mais de três vezes a população de São Paulo, maior cidade do País; e 220 litros por dia é o consumo diário de água de cada paulistano, o dobro do recomendado pela ONU.

Diante de dados tão alarmantes, lembro-me do outdoor exposto na BR 381, mais precisamente na virada do Caladinho para a Usipa, que possui se me lembro bem a seguinte frase: Bem vindo a Ipatinga, primeira cidade com 100% do esgoto tratado. (ou algo parecido). Bom, vamos analisar direitinho. Pode até ser que 100% do esgoto é tratado, mas também é 100% coletado??? Pois a situação piora quando se compara a quantidade dos esgotos produzidos e coletados com o que é tratado. Se compararmos que menos da metade dos residentes nas capitais tem seu esgoto filtrado em estações de tratamento, uma informação dessas pode até impressionar mesmo.