novembro 01, 2007

Janelas Translúcidas


Na maioria das vezes elas são fechadas por um pano de vidro e são espaços usados para exibir produtos, marcas e serviços. Elas fazem parte de qualquer tipo de estabelecimento comercial. Servem para seduzir e são consideradas uma das mais importantes estratégias publicitárias.
Mais que espaços para exibir mercadorias, segundo a escritora Solange Bigal, “as vitrines refletem a dinâmica e o imaginário da paisagem urbana.”. Mesmo assim, o seu objetivo final continua sendo vender produtos, e é com ela o primeiro contato que o consumidor tem com um ponto de venda.
Nelas são exibidas as melhores mercadorias, muitas vezes produzidas especialmente pra seduzir o consumidor. Nas vitrines de confeitarias, por exemplo, as guloseimas que estão expostas possuem tamanho e cor padronizados, sem interessar o gosto ou qualidade. O que importa é a sedução visual.
Para cada segmento é pensando um estilo de vitrine, para vender roupas e calçados, a grande preocupação é a moda e suas tendências, e são a partir delas que um verdadeiro cenário é montado, com elementos, cores e posturas lançados nos últimos eventos de moda. Já para a venda de produtos baratos, como as lojas de R$1,99, por exemplo, é exposta uma quantidade enorme de pequenos objetos, onde o que atrai o consumidor não é o produto e sim os preços.
Nas vitrines de Amsterdam, ao invés de roupas, calçados ou comidas, outro tipo de produto, não muito comum nas tradicionais vitrines: profissionais do sexo. Lá elas se expõem como produtos e formam um mercado que movimenta milhões de euros ao ano. O aluguel dessas vitrines custa cerca de cem euros por turno, e é claro que as que ficam nos pontos mais privilegiados podem custar muito mais caro. E para que tal negócio alcance o seu objetivo final, essas vitrines também são cuidadosamente tratadas com iluminação específica, figurino sedutor e de acordo com a localização são expostos os “produtos” melhores e que correspondem com as atuais exigências de mercado.
Nas vendas pela internet, o que muda é apenas a tipologia: ao invés de pano de vidro, os clientes enxerga, os produtos através de uma tela de computador, porém nesse caso os comerciantes utilizam dos mesmos princípios e expõem seus produtos com imagens e/ou textos sedutores como nas lojas convencionais.
Grandes, pequenas, cheias ou vazias, o que importa é que lá dentro tudo se transforma em produto.

2 Comments:

Blogger Gisele said...

fufu!
seu nome ficou errado.rss
achoq foi por causa do outro blog...

4:16 PM  
Blogger jorge tanure said...

otimo, bom rastreamento de elementos arquitetonicos tratados transversalmente... mas falta um olhar critico sobre esses elementos e essas novas formas. seus txts estao engracados fufu, vc esta parecendo uma marco polo do vale do aco - aquela q vai ao exterior exotico e traz de lah uma serie de novidades (rs)

3:33 PM  

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