novembro 14, 2007

esgoto brasil

"Mais da metade dos domicílios brasileiros (51,5%) não dispõe de rede de coleta e tratamento de esgoto."
Jornal O Liberal

"Enquanto a rede de água e os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana se encontram na maioria dos municípios brasileiros, a rede de esgotamento sanitário está espacialmente concentrada na região Sudeste e nas áreas mais urbanizadas das demais regiões do país. Sabe-se que o abastecimento de água constitui questão fundamental e demanda solução, em razão dos riscos que a ausência ou o fornecimento inadequado de água representam para a saúde pública, mas o esgotamento sanitário também representa um grande problema."
IBGE, Comunicação Social

Estado do desenvolvimento humano
Tendo em vista o pensamento de Victor Hugo, que o estado do saneamento diz alguma coisa sobre o estado do desenvolvimento humano, poderíamos avaliar a evolução das cidades, através dos esgotos. Considerando que tal evolução está associada a tudo que circunda a evolução também do ser humano, a forma com que nos relacionamos, tanto com os outros seres quanto como o meio que nos envolve. Mas o que no esgoto denunciaria esse desenvolvimento humano?
Esgoto – Estágio Final dos recursos naturais de uma nação
Nossa forma de nos relacionar está intimamente ligada à forma como nos relacionamos com o lugar onde vivemos, considerando suas fontes de recursos. No caso do Brasil, temos como riqueza água em abundância, e a utilização deste grande recurso demonstra nossa vida como nação. O esgoto como citado acima, não é coletado adequadamente em mais de 50% de nossas casas, ou seja, metade de nosso esgoto, além de está prejudicando diretamente os que não têm os recursos, está sendo jogado em cursos d’água, mananciais, ou em fossas. Poderíamos considerar alguma coisa portanto pelo esgotamento sanitário, em sua infra-estrutura, sua quantidade e a forma com que este está sendo devolvido ao curso d’água.
Teoria?
Acredito que existam outros fatores a serem considerados na avaliação de uma nação. Talvez nenhum sociólogo concordaria com Victor Hugo, já que esses estudam a sociedade de uma forma muito mais abrangente do que o "esgoto", mas talvez seja válido considerar sim esse fator, já que é parte do planejamento urbano.

1 Comments:

Anonymous edna said...

Gostei das informações. Mas preciso saber quem pulblicou este artigo para poder comerta-lo em um trablaho,e em que ano foi feito,,poderia mandar esta informação p/ min...edna,,,,ednamendonca26@hotmail.com

9:21 PM  

Postar um comentário

<< Home