novembro 01, 2007

Novas aproprições

Nem Tudo
Arnaldo Antunes
Composição: Tony Bellotto / Arnaldo Antunes
Escova de dentes eu uso
Pra escovar os dentes eu uso
Às vezes pra limpar as unhas do pé
Às vezes eu uso chiclé

Cabelo me deixa confuso
Escova de cabelo eu não uso
Palito de dente nas unhas da mão
Às vezes eu uso sabão

O que eu faço com essa lente de contato se eu enxergo bem?
Não vou botar na orelha porque eu já escuto muito bem.

Nem tudo que se tem se usa
Nem tudo que se usa se tem.

Não tenho nenhum parafuso
Não tenho, não quero e não uso
Fios de cabelo eu tenho mais de mil
Às vezes eu uso bombril

O que eu faço com essa pedra num sapato que eu não uso mais?
Não vou botar na orelha porque eu já escuto bem demais.

Nem tudo que se tem se usa
Nem tudo que se usa se tem.

Num primeiro momento a forma de um objeto segue a sua função. O designer propõe uma forma para cumprir a função de satisfazer a necessidade do usuário, mas muitas vezes o design induz uma ilusão de que se pode controlar a função através da forma.
É comum as pessoas encontrarem um uso para os objetos que seus criadores nunca imaginaram. Possibilidades de usos são possíveis a partir da experiência do espaço pelo usuário.
O próprio usuário define a verdadeira finalidade de acordo com seus objetivos. A falta de domínio ocorre também na arquitetura. Deveríamos pensá-la como uma extensão do espaço físico onde o corpo passaria a ser o objeto central da concepção, produzindo espaços adequados e botando um fim nas idéias funcionalistas, que na maioria das vezes impõe algum tipo de atividade para o homem.
Estruturalmente a arquitetura deixaria de ser determinista e passaria a ser incerta, acompanhando o movimento do corpo do individuo no espaço.
Quebraríamos padrões, possibilitando apropriações coerentes com espaço ou desejos de seus usuários. Torna-se urgente, o fim da banalização da arquitetura produzida por imagens que são disseminadas por revistas como a "Casa Cor"; onde o corpo,desconsiderado, é obrigado a se adaptar às padronizações rígidas e às tendências do mercado.

2 Comments:

Blogger jorge tanure said...

mto bom heim...
q primeiro momento?

www.gmskroll.com/images/Fat_monk2.jpg

http://www.designboom.com/weblog/read.php?CATEGORY_PK=&TOPIC_PK=1942

3:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

plomo herbal reached wings pulls rudderless wanted timesu suggesting odessa suitably
lolikneri havaqatsu

4:29 PM  

Postar um comentário

<< Home