outubro 22, 2008

Conflitos de uma cidade que não pára nunca!!!

A cidade de São Paulo, conhecida como a cidade que não pára nunca, vê-se agora diante de um grnade problema: o colapso no trânsito. A cidade pára, mesmo que não queira!

De cidade que não pára nunca, São Paulo ficou mesmo só com a fama. Com uma frota que atingiu seis milhões de veículos em fevereiro, circular pela Paulicéia Desvairada é tarefa árdua para o motorista. Pela quarta vez na mesma semana, foi batido o recorde de lentidão no período da manhã. Às 9h30, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de São Paulo registrou 155 km de congestionamento. “O trânsito vai entrar em colapso e a cidade vai parar em cinco ou dez anos e a razão é econômica”, diz o economista Marcos Cintra, vice-presidente da Fundação Getúlio Vargas, que acredita que a capital paulista, principal cidade do País e centro nervoso do mercado financeiro nacional, perde competitividade por causa do problema da mobilidade. “Se isso não for solucionado, o Brasil, devido à importância financeira de São Paulo, também enfrentará um problema econômico e perderá competitividade no mercado externo.” Para o economista, a médio e longo prazo, se não for encontrada uma solução para a questão, a cidade sofrerá um esvaziamento, porque as empresas vão fugir dos altos custos operacionais da capital paulista.

Segundo o urbanista Cândido Malta Campos Filho, para evitar que a mobilidade em São Paulo piore, seria necessário construir a cada ano oito grandes avenidas. Contratado pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, em convênio com a Secretaria Municipal de Planejamento, Cândido Malta revê, atualmente, o plano de transporte da cidade. O técnico prepara o Cálculo de Capacidade de Suporte da Infra-estrutura de Transportes. O estudo deve ficar pronto no mês de agosto e, segundo ele, vai dar a oportunidade à cidade de oferecer coerência entre a oferta de transportes e a demanda em cada uma das regiões da cidade. “Isso nunca foi feito, é como construir um prédio sem verificar o peso que os pilares suportam”, exemplifica.

25% foi quanto aumentou a frota de veículos em São Paulo nos últimos dez anos

Para a cidade não entrar em colapso, é preciso disciplinar a verticalização e rever a preferência pelo transporte individual, segundo o presidente da CET. Para que o cidadão deixe o carro em casa, o urbanista Cândido Malta dá a solução óbvia: transporte público de qualidade. “Principalmente o metrô”, diz ele. Além de rápido e eficiente para a população, o metrô também é um aliado na redução da poluição.

Fonte: Revista ISTO É. (http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2001/artigo74193-1.htm)