outubro 19, 2008

Dia e noite na cidade

A noite desce sobre a cidade trazendo consigo um terrível calor. A lua surge sobre os montes refletindo num espelho d’água seus lindos raios prateados que até mesmo o negro asfalto é capaz de aspergi-lo.
Vejo que atrás desta beleza muitos aproveitam para soltar suas verdadeiras identidades; é como aquela expressão das cores que é transmitida como identificação de cada mistura; o preto é a ausência de cor, mas o preto da noite pode ser a oportunidade de se manifestar atitudes com a mais intrigante e duvidosa ação.
Posso imaginar varias pessoas: mendigos, que sem rumo e sem um ideal ou expectativa de vida caminham sem alguma preocupação; homens casados ou solteiros que aproveitam da noite, como aqueles animais que dão seus passeios noturnos atrás de suas caças; mulheres que sem “pudor” vendem seus corpos para alcançarem seus ideais que, por mais que julguemos incorretos não podemos avaliar se o preço pago por suas atitudes são coerentes com o valor e o objetivo alcançado, sem me esquecer de falar dos “Homens Machistas” que também exploram da noite a oportunidade de revelarem suas verdadeiras faces camufladas no seu dia-a-dia. Fora aqueles outros que para terem coragem de se despir de suas máscaras, se embriagam com álcool ou drogas, pois não têm coragem de se encararem como verdadeiramente são. É o poder da noite seduzindo os seres a atitudes sombrias.
Mas nem tudo é escuridão, pois podemos destacar aqueles que mesmo obrigados, saem de seus lares, dos seus aconchegos, para garantirem o sustento material para sua família, quando que pelo “normal” deveriam estar aproveitando a noite para seu merecido descanso.
A noite torna-se imensa e o tempo passa como um fogo purificador que para a memória de muitos é apagado tudo aquilo que não desejam ou não conseguem guardar em suas memórias; aí entra o poder regenerador do dia quando ele amanhece.
Agora já passo a dirigir meus passos num sentido contrário ao pseudo-sossego noturno, pois vem agora a agitada ação daqueles que desfrutam da noite de forma diferente dos citados acima. Mas na realidade dia e noite da cidade tem muito a ver com a nossa paixão ou desejo de fazer o que queremos de nossas vidas; dar ao futuro, um rumo sem nos preocuparmos com os conceitos que a sociedade nos impõe podendo assim transformar dias em noite e vice-versa.