outubro 21, 2008

TRIBOS

As cidades não somente são compostas por aglomerações de edificações, a essência destas esta nas necessidades de cada pessoa, na organização social, política e econômica, são essas necessidades que dão vida a uma cidade, esta somente sobrevive pela necessidade de sobrevivência de cada individuo, é uma “micorriza” entre cidade e cidadão.
As pessoas dão vida a cidade, e as culturas heterogêneas destas são o que fortalecem esta sobrevivência, uma composição de varias tribos, que utilizam o espaço da cidade durante o dia e ou durante a noite. As tribos que usufruem do espaço urbano são variadas, entre elas pode se citar como exemplo os estudantes, comerciantes, vendedores ambulantes, ciclistas, skatistas, mendigos, atletas, hippies, roqueiros, metaleiros, pagodeiros, jipeiros, motoboys, carteiros, festeiros, jogadores de baralho, jogadores de dama, flanelinhas, e etc.
O grande numero de tribos nas cidades deixa subentendido que estas tribos habitam o mesmo espaço, mas não se relacionam, o que é um pensamento errado, Christopher Alexander no texto “Uma cidade não é uma árvore” trata bem este assunto ao afirmar que não existem grupos fechados de pessoas na sociedade moderna, e que a realidade da estrutura social contemporânea está prenhe de sobreposições, interseções ou cruzamentos.
A noite não é ocupada por novas tribos, que são compostas por pessoas que apenas surgem ao anoitecer, são sim novas tribos, mas compostas aleatoriamente por pessoas que fazem parte de diferentes tribos durante o dia. Durante a noite algumas tribos que já “atuavam” na parte do dia continuam na cidade e outras novas surgem, entre estas os vigias, taxistas, músicos, garotas de programa, micareteiros, freqüentadores de boates, bares, e etc. Uma turma de micareteiros pode ser formada por pessoas que durante o dia fazem parte de grupos diferentes, como estudantes, trabalhadores, ciclistas e etc. uma comerciante na parte da tarde durante a noite faz parte do grupo de garotas de programa. A cidade não é separada por tribos da noite e tribos do dia, os habitantes da noite são os mesmos do dia, a diferente configuração que uma cidade possui durante a noite e dia trás a possibilidade de se fazer parte de mais tribos, seja por prazer, seja por necessidade.