outubro 20, 2008

observando pela janela

O dia começa de 06:00 à 06:30 da manhã, uma correria para arrumar, dar tempo de tomar café, e ainda sair a tempo de pegar o ônibus ir para a faculdade. As aulas começam às 07:30, e então se iniciam as atividades, estudos, provas, trabalhos e ainda tempo para conversar com os amigos. As aulas terminam é hora de pegar o ônibus de volta pra casa almoçar. Nesse tempo de ida e volta da escola é tempo de observar a cidade dentro do ônibus, que acaba por passar em diferentes lugares, onde normalmente não passaria se estivesse dentro de um carro particular, que normalmente corta caminhos para chegar mais rápido ao seu destino, perdendo várias informações de progressos e mudanças de sua cidade.
Chegando em casa, o almoço, um pequeno descanso e então às atividades, trabalhos a serem desenvolvidos, pesquisas a serem feitas, normalmente à frente de um computador. Chega a noite e os programas de televisão começam, então o alvo é a Tv ao invés do computador, depois a troca novamente ao computador, talvez mais tarde uma academia ou uma conversa com amigos. Bom, nesse tempo o único contato com a cidade foi superficial e rápido. Infelizmente a cidade cresce a cada dia, se renova e essas mudanças não são percebidos, pois o mundo de hoje se concentra dentro do computador, a cidade vista através da internet ou televisão.
Porém, existem os alunos da parte da tarde, que já levantam mais tarde e só vão á escola depois do almoço, quando no caminho para a escola, as atividades observadas na cidade são deferente do aluno que vai na parte da manhã, a cidade está mais movimentada, mais agitada, um número maior de carros e pessoas nas ruas, talvez por isso, maior tempo de percurso da casa para a escola. Então, na volta, que já é início da noite, as luzes estão se acendendo, as ruas agitadas pelo número de pessoas se deslocando, já que é hora de final de expediente, e pessoas voltando às suas casas. Entretanto, também é hora de estudar, pois é início do turno da noite, hora em que no ônibus, o mesmo percurso é observado diferente, a iluminação se torna uma referencia a mais, marcando os pontos mais característicos da cidade. Esse aluno, depois de seus estudos, voltando para casa, já é tarde, e a cidade começa a adormecer, somente alguns bares ainda tem movimento, e mais uma vez observa um percurso diferente. Então, chegando em casa, é hora de dormir.
A cidade, entretanto não parou em nenhum momento, e mesmo com o sono de alguns, é hora de outros trabalharem, isso em usinas, hotéis, bares, boates. A vida acontece nas 24 horas totais do dia a dia, porém, com a agitada vida do estudante, infelizmente essa cidade frenética é observada apenas através da janela de um ônibus. Seria melhor se observada em todo seu contexto, que embora pareça igual todo o dia, não é, porque os dias passam, as pessoas mudam, e a cidade está em constante mudança.