novembro 09, 2008

PRÓTESES

PRÓTESES

Estão querendo nos transformar em robôs...

Talvez não seja essa a intenção manifesta através da imagem em questão, mas podemos sugerir aqui tal desejo.

Porque próteses?

O avanço tecnológico alcançou um nível tão avançado que partes internas de nosso corpo já são substituídas por pedaços de metal ou outros materiais que não permitem que soframos alguma rejeição. Tenho em minha própria família o exemplo de minha mãe que com um problema de osteoporose teve que ser submetida a uma intervenção cirúrgica e a implantação de uma prótese no fêmur. Mas, esse é um fato que pôde dar a ela novamente a capacidade de locomoção sem o auxílio de bengalas ou muletas, o que era talvez seu maior temor.

Porém, quando olho para uma imagem como a apresentada acima, sem um texto explicativo, permito à minha mente uma análise sem medo de ser questionado, pois além de um corpo feminino sustentado por um aparato metálico, que aqui posso chamar de “prótese externa”, também imagino a intenção de dizer que a mulher tem o poder de gerar, ou ter gerado dentro de si, um ser e que este ainda é dependente dela, pois é dela que sai seu sustento físico, seu alimento, o leite materno.

Por outro lado, como disse acima sobre a questão do avanço tecnológico, o ser humano está se transformando num ser muito dependente; tal avanço tecnológico nos faz seres mutantes, preguiçosos, pois permitem, e nós aceitamos às vezes sem questionar, pois nos faz bem ao primeiro olhar, imposições que nos deixam ociosos fisicamente; quem sabe de propósito para nos tornar cada vez mais dependentes da chamada evolução tecnológica onde um dia, até mesmo o alimento materno dependerá de equipamentos para extrair o leite que sustentará seres recém gerados (são por acaso as mulheres vacas leiteiras...).

É, cada vez mais me convenço: estão querendo nos robotizar!