dezembro 01, 2008

Tema 7 (Grafite: Vandalismo ou Arte)



A arte do grafite hoje é considerada uma forma de manifestação artística em espaços públicos. E quem diria que é uma das produções artísticas mais antigas deixadas pelo homem através dos tempos. As pinturas rupestres, são os primeiros exemplos de grafite que encontramos na história da arte. Elas representam animais, caçadores e símbolos, considerados até hoje enigmas para os estudiosos do assunto.

Mas foi a partir da década de 1970, em Nova York que surgiram suas primeiras aparições modernas. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas, sejam de gangues ou pessoais nas paredes da cidade e algum tempo depois essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

Segundo alguns estudiosos o grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros por sua vez não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro, o estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo. Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas.

De tão popular entre jovens, o grafite é alvo de políticas de ONGs e de Prefeituras. Como exemplo cito trecho de uma entrevista com Alexandre Youssef, da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura Municipal de São Paulo: "O grafite reproduz o problema de linguagem que o jovem tem com a sociedade. É ousado por parte do governo reconhecer como arte algo que foi tão perseguido pela polícia. Já fizemos até cursos para a Guarda Municipal explicando as diferenças entre pichação e grafite".

Ainda assim, há muito preconceito em torno do grafite. "Se digo para alguém que sou grafiteiro, a pessoa já me olha estranho, não tem jeito. Mas o grafite já está até na publicidade. Tudo está fora de controle e a cidade está aí para todo mundo usar ", revela o grafiteiro Marllus, de São Paulo.


Referências:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u92041.shtml