março 21, 2009

SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO CONDICIONADO!
Nos dias atuais nos deparamos a todo o tempo com pessoas que afirmam serem independentes, livres e donos dos seus próprios atos e escolhas.
Seria essa a verdade?
Somos condicionados a partir do momento que nascemos pelos nossos pais. Crescemos nos tornamos independentes financeiramente e ainda continuamos sendo condicionados por uma sociedade hipócrita e que ainda insiste em ditar as regras.
Até que ponto vai a liberdade de escolha de um indivíduo? Se estiver escutando um rádio, você escolhe o que quer ouvir? NÃO! Você vai ouvir o que outra pessoa escolheu, mesmo que você escolha a rádio que quer escutar. Quando você quer escutar um CD, você escolhe o que quer ouvir? NÃO! Alguém escolheu e gravou a música antes pra você.
Quando está em um espaço público, você é dono das suas atitudes? NÃO! Sua atitude será de acordo com o meio, tendo assim que se policiar a todos o tempo conforme as regras impostas.
Somos condicionados pela sociedade, tecnologia, cultura, dinheiro... deixando assim os valores reais, cada vez mais distante da nossa realidade.
O que somos então? Somos meramente objetos de uso do meio em que vivemos, tendo que a todo o instante rever conceitos, e descobrir, a cada dia que passa que não sabemos nada, não somos nada. Somos apenas mais um ser existencial que habita o meio.

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Achei perfeita e muito clara sua explanação.
Agora a pergunta que não cala: o que fazer? Aliás, há o que fazer para viver descondicionadamente? Afinal nem todo condicionamento é ruim, muitos são bem práticos, como o condicionamento de dirigir um carro. Sem os condicionamentos a vida seria praticamente impossível. O problema é o condicionamento psicológico, que determina os valores antes de uma análise, como por exemplo o racismo.

10:47 AM  

Postar um comentário

<< Home