março 19, 2009

Condições Humanas

Somos esculpidos e transformados por existir certas formas de ser impostas no meio em que vivemos. A frase “Sorria você está sendo condicionado” faz uma ironia à forma em que o ser humano é obrigado a seguir modelos e como fica estático diante dessa imposição indireta, obedecem de forma passiva às condições pré-determinadas. Condições essas que transformam o ser humano, que a princípio possui diferenças, em um ser controlado e dependente de uma forma fixa de morar e de viver, privado de uma flexibilidade e liberdade.

Manipula-se o ser humano a viver com uma forma base, tradicionalmente moldada, inseridos em lugares padronizados. Assim como a alienação cultural, o meio em que vivem também interfere em suas condições de vida, a arquitetura pode até vim a se transformar em determinadas épocas, porém são fases com protótipos que devem ser obedecidos e com formas fixas, seguidas por uma definição cultural ou por um desenvolvimento tecnológico. São tendências totalmente impostas na forma de se viver e de se morar.

Condicionar talvez seja uma forma de organizar, porém deve-se lembrar que somos diferentes podendo até possuir ações iguais, mas com atitudes diferentes. Sem modelos e condições impostas haveria mais diversificação de reação às essas ações comuns a todos, o que refletiria nos lugares e na vida dessas pessoas, tornado lugares e vidas pessoais com identidade única.