março 19, 2009

Condicionado por uma arquitetura

CONDICIONADO por uma arquitetura

Janela em fita, pilotis, planta livre, fachada livre e terraço jardim são os cinco pontos da arquitetura ditados nos anos 30 pelo arquiteto Le Corbusier, no qual inovador da arquitetura moderna defendeu a praticidade e funcionalidade da arquitetura.

Atualmente o único tema proveniente do modernismo ainda seguido pelas construtoras é de que “menos é mais” (dito por Mies Van der Rohe), porém com um sentido diferenciado.

Quanto menos “tijolos” mais “lucro”, assim cada fiada de tijolos retirada do pé-direito nos apartamentos de um prédio possibilitará mais um andar, logo mais apartamentos, mais lucro para uma construtora, que por sua vez, deixaram os terraços jardim para a construção de luxuosas coberturas duplex.
Qualidade de vida para as grandes construtoras, grandes especuladoras imobiliárias, são apenas os recursos oferecidos no entorno do espaço projetado, se é que se pode considerar projetados os espaços oferecidos. De “vista para a mata”, “vista para o mar”, “vista para o parque”, “3 minutos do centro”, são os mais comuns “slogans” que convencem aqueles que não esperam algo mais, ou ao menos o básico de qualidade de vida em um espaço arquitetônico.