março 21, 2009

VAZIO URBANO
Hoje em dia, vivemos em uma realidade com constante conflito urbanístico. O crescimento descontrolados das cidades associado com a má administração do seu território, fazem com que surgem grandes problemas de urbanização. Como o surgimento de espaços sem qualquer vivencia ou uso, sendo a maior parte das vezes abrigo para a marginalização e refletindo de forma direta na malha urbana e social, tendo como conseqüência não só um problema social, mas também um mau uso do capital aplicado seguido de desprezo do patrimônio adquirido.
Para que uma cidade cresça, não significa que ela tenha que aumentar sua área demográfica, mas sim, fazer um melhor uso de sua área através dos vazios urbanos.
Ao contrário do que uma boa parte das pessoas pensa, vazios urbanos não é somente uma área limpa, sem construção, é tudo aquilo que não possui funcionalidade em uma cidade. Assim sendo, podemos considerar Vazio urbano, um parque, uma praça, um edifício abandonado ou sem utilização, áreas portuárias, galpões que com o passar do tempo deixaram de serem utilizados por motivos econômicos ou políticos.
A partir do momento que os espaços vazios ganharem prioridade e começarem a ser tratados como ponto de partida evolutivo de uma cidade, sem interesses especulativos imobiliários, serão automaticamente integrados ao ambientes dando-lhes uso e criando uma maior integração humana, elevando assim a qualidade de vida
da cidade.