março 19, 2009

mais um artista de tv...

A imagem mostra uma critica a frase: “SORRIA, VOCÊ ESTA SENDO FILMADO!” O espaço escolhido para fazer tal protesto ajuda por ser uma praça publica, já que estamos cada vez mais sendo condicionados em nossos movimentos, atitudes e ações. Tudo isso por uma segurança que nos foi imposta e cada momento tirando um pouco mais da nossa privacidade.
Vivemos quase que um reality show em grande escala, vigiados 24 horas. Um controle por onde esta? O que se faz? Com quem?...Cada dia mais se instala câmeras nas ruas para se ter segurança. Um exemplo é o centro de Belo Horizonte foram colocadas varias câmeras para controlar essa violência. Funciona, mas a privacidade de quem não pratica a violência esta cada vez menor inversamente proporcional a segurança.
O ato de observar tornou-se quase que vicio, mas não simplesmente a ação e sim a obsessão por vigiar. Como diria Claudia Dias (psicóloga): “quando o costume se torna compulsivo, ele deixa de ser abto e passa a ser mania”. A formula mágica tanto funciona que virou programa de televisão, onde milhares de pessoas passam o dia em frente à televisão pra assistir o BBB entre outros programas que tem um grupo de pessoas moram durante um tempo em uma casa e são filmadas durante o dia todo podendo observar o cotidiano e criando situações para testarem os seres humanos.
O filme “THE TRUMAN SHOW (EUA/1998)” foi considerado um dos melhores filmes da década de 90. Ele retrata a vida de uma pessoa que nasceu pra viver um personagem de um programa, mas não sabia e um dia descobre que toda aquela vida ’feliz’ era monitorada por diretores, câmeras... O filme nos faz pensar que não é sentar simplesmente atrás da nossa televisão com um pote de pipoca e pronto. Existe uma vida real do outro lado, que é uma discussão profunda sobre a vida das pessoas, sobre o fenômeno da mídia e sobre o que consideramos real é altamente filosófica e cheia de significados.