março 19, 2009

Arquitetura Condicionada

A “arquitetura” hoje tem sido um condicionante em nossas relações com o mundo. Nossas experiências e percepções são condicionadas por elementos que nos privam de uma liberdade sensorial, visual, auditiva e olfativa. Somos moldados continuamente pelo meio em que vivemos que padroniza as diferenças de cada pessoa na sociedade.

Temos uma relação muito forte com o período de vanguarda, como que um cordão umbilical que ainda não se rompeu. Somos sujeitos a estilos, padrões e o que se vende.
É fácil ver como a arquitetura reflete a ambigüidade de conceitos de mundos distintos em convívio forçado. Existe uma dualidade, e ela é um ponto culminante nos espaços solidificados hoje.

A nossa casa é assim, a janela esta posicionada a uma altura que não me permite ver a paisagem externa assentado no sofá da sala. O laboratório de informática de uma universidade é assim, planta livre vidros com insulfilm e ar condicionado, que não permite sentir se está frio ou quente, se esta passando uma brisa ou não. Somos Cyborgs humanos dentro de uma armadura chamada arquitetura.