março 05, 2009

Vazios Urbanos

Vazios Urbanos são considerados muitas vezes aqueles espaços não aproveitados dentro de uma área urbana, podendo ser construções abandonadas, destruídas ou simplesmente um vazio por si só. Na minha opinião, vazios urbanos são aqueles espaços “esquecidos” pela sociedade, onde neles poderiam haver um urbanismo, uma arquitetura ou mesmo alguma intervenção do tipo site specific. Esses espaços ociosos podem também serem explorados como áreas para eventos temporários, atividades que de alguma forma não excluam os mesmos dentre o ambiente urbano.
O vazio urbano pode-se passar despercebido ao olhar de uma pessoa, sendo que estes são lugares não utilizados e não atrativos. O próprio crescimento da sociedade pode gerar essas áreas livres. Uma praça, por exemplo, para alguns, é considerada um vazio urbano, um lugar onde existem ações esporádicas, dependendo sim do local onde se encontra. Ás vezes, essas praças, esses espaços servem de integração para uma sociedade, interagindo, assim, com o entorno da cidade.
As transformações rápidas da metrópole geram esses espaços desqualificados que podem ser os próprios terrenos vagos ou resíduos de antigas áreas produtivas, e são esses, conseqüências desse crescimento desordenado.
O espaço em desuso, sendo pensado como ponto de partida para solução de problemas da própria cidade e da sociedade, tende a requalificação e revitalização do lugar, não baseado na especulação imobiliária e econômica, visando até mesmo uma sustentabilidade do urbano.