junho 03, 2009

Postagem tema 2

Ansiedade como meio contribuinte para o condicionamento

Na contemporaneidade uma das características da população é a ansiedade, a busca pelo rápido e prático. Deste modo a padronização é um meio facilitador para se conseguir atingir estas questões. Como todo sistema existe vantagens e desvantagens na sua implantação. Uma das vantagens entra na lógica de industrialização, na qual produtos em serie costumam ter baixo custo, qualidade e quantidade suficiente pra atender ao mercado, sendo rápidos e práticos. Mas uma das desvantagens se encontra no fato do industrial contribuir para uma rigidez nos projetos. Por exemplo, já algum tempo se padronizou o peitoril da janela e o tamanho das portas, o que de certo modo contribui para a execução rápida dos projetos e o baixo custo.

Mas será q esse padrão, esse rápido, não está contribuindo para um condicionamento da população que se habituou a ver a paisagem a um metro e dez de altura em relação ao piso, uma vez que esta foi a altura padronizada?
E aí?
Qual será o próximo passo?
Daqui a pouco não existirão espaços com diferentes tamanhos, tudo será em modulo?

Talvez seja hora de repensar a necessidade do pratico e rápido e pensar arquitetura como Lucio Costa defendeu: "[...] arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa."