outubro 08, 2009

A forma segue a função, ou a função segue a forma?

Forma: aparência física de alguma coisa

Função: finalidade, atividade exercida

Estética: aparência física, plástica


A resposta para esta pergunta é relativa ao desejo do criador (projetor ou construtor). O que determina o processo de criação de algo, como exemplo um objeto, não é a finalidade da função, mas a finalidade da intenção.


Há pessoas que se preocupam em relacionar a forma à função. Mas para compreender a função de um objeto é preciso entender o seu uso. Portanto, é um processo de regulação, de ajuste, de atualização. Como auxílio para o desenvolvimento, são realizados vários ensaios relacionados à usabilidade, acessibilidade, design participativo, uso pós-ocupação...




Há também pessoas que criam funções para se utilizar um objeto de certa forma, ou que subvertem a função inicial de algo pré-existente, gerando algo inovador. Parte-se do pressuposto de que a experiência pode afetar a própria noção de existência, independente de estar servindo à forças sociais majoritárias.





A estética, independente da beleza como é entendida atualmente, nada mais é do que a aparência física. Adicionar texturas, cores, etc. faz parte de um processo para agregar valores pessoais, culturais e de uma atração e sedução do marketing. "A variedade é a alma do prazer" como dizia Aphra Behn.




Existem casos onde a estética sobressaiu à função prática dos objetos e se tornou meramente simbólica. Porém, este processo foi muitas vezes condenado, tomando como partido uma visão funcionalista em que diz que o ornamento é considerado um crime.

O que se comprqa não são só produtos, mas estilos de vida. Proporcionar estilos de vida é uma das funções dos objetos. Se o objeto não funciona bem, ele invalida todo o planejamento das funções. Desta forma, a existência de contradições têm um papel fundamental para o desenvolvimento. Como diz Nietzsche: as crises são favoráveis à evolução. Ou seja, é preciso haver instabilidade, destruição ou reconstrução para que algo melhor possa surgir.