outubro 08, 2009

FUNÇÃO E FORMA: PARTES DISTINTA DA ARQUITETURA

Chama-se genericamente por “Função” o atendimento a um conjunto de necessidades. E em arquitetura se costuma opor à função a “Forma”, que nada mais é a figura ou aspecto exterior dos corpos materiais.

Para alguns em arquitetura nada há mais do que função. Qualquer outra corrente que busque afirmar a lógica “formalista” se torna equivocado ou redundante. Pois bem, As regras são sempre bem evidentes basta saber que para se fazer arquitetura, os elementos são sempre os mesmos: arquiteto, construção, usuário. Os primeiros, sempre que possível, confundem-se com os terceiros. Sempre pelo fato de serem seres humanos, mas toda construção é concebida pelos arquitetos para os usuários. Arquitetura é conformação do espaço para o homem e pelo próprio. Conformar no sentido de mudar de se adequar para o atendimento de alguma necessidade. Se for o homem quem conforma, tem a consciência de seu problema antes da solução. Portanto a arquitetura é sempre planejada, mesmo que o mínimo possível. Assim como qualquer outra atividade humana especifica.

A partir de tal idéia, podemos considerar diversos exemplos: entender um pano na janela como barreira para o sol é arquitetura, assim como construir uma casa. Isso significa assim uma precedência da arquitetura frente aos que independe dos “arquitetos”. Mas as necessidades dos usuários vão além das suas imediatas, exemplo são as partes artísticas de uma obra arquitetônica, necessidade exclusivamente humana, diferente, por exemplo, da construção de uma escada, que corresponde a uma necessidade imediata, instintiva, se ela possui degraus, é para que se possa subir por ela; se há um elemento artístico em forma geométrica, é para atender à necessidade respectiva. Portanto a forma nem sempre está no mesmo patamar da função.

Não há arquitetura sem forma. Forma é cor, textura, formato... Muito embora a forma seja cultural, é algo inevitável para a prática arquitetônica. Todavia, a forma é um meio para se alcançar a resposta para uma demanda. Então, dizer que arquitetura é forma ou função sem perceber que são coisas distintas é ser equivocar, afinal a forma está incluída na função.


Walter Silva Costa

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Perfeita comparação. Muito bom o seu texto.

1:07 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

1:08 PM  

Postar um comentário

<< Home