novembro 06, 2009

ALIENAÇÃO

A propaganda é a alma do negócio.
O sucesso nas vendas de imóveis das construtoras, se dá ao potencial de investimentos em propaganda e mídia, onde, fazendo marketing dos seus produtos convence o seu publico alvo á comprar.
Hoje fica clara esta ligação do sucesso de vendas á propaganda.
Quem anda pelas ruas da cidade de São Paulo logo se depara em uma esquina, com publicações de construtoras exibindo plantas tratadas, imagens em 3D, sempre acoplado a esta exibição ou também só, imagens do dia a dia da pessoa/família neste empreendimento, seja no seu futuro apartamento ou em uma área de lazer, expondo infinitas felicidades e satisfações com seu imóvel comprado.
Trato aqui este tipo de abordagem como “alienação da visão”.
O cliente fica alienado ao produto, desconsiderando alguns princípios definidos por ele para efetuar a compra de um imóvel.
As revistas de arquitetura também são um meio de divulgação de um produto, só que, este produto em muitas vezes já tem um dono especifico, onde eles estão expostos somente para apreciação, seja da beleza ou por uma inovação em material e espaço, trazendo consigo o nome do arquiteto que o projetou, divulgando em transparência o seu potencial no trabalho.
Esta alienação da visão acontece nas revistas também, mas isoladamente, em um tipo que seja perfeito para o consumidor de ambiente ou equivalência de materiais, onde ele deseje incorporar no projeto de sua residência. Essa abordagem é mais maleável, pois incorpora no projeto do seu imóvel as vontades do comprador, e não uma definição generalizada.