novembro 06, 2009

Aprenda a lidar com a informação, ou então a esqueça

Os recursos para adquirir a informação estão dados, são enésimos (internet, televisão, jornal, revistas...) parecem, hoje, intermináveis. São concebidos cada vez mais por uma promoção extremamente simplificada, uma impressionante facilidade de acesso.
O conhecimento, muito além da informação, é obtido através da prática de exercícios conscientes, treinados para um determinado fim, por meio de experimentações e de estudos.
Deparando com a condição genérica do termo “revistas de arquitetura”, no qual me fora aqui sugerido a escrever, logo me ocorre uma necessidade de destrinchamento morfológico de tal termo.
Revista – poderia ser uma inspeção, uma averiguação, mas é aqui entendida como uma publicação a respeito e algum tema específico, ou de vários. É comumente divulgada com periodicidade temporal (dia, semana, ano...)
Arquitetura – não acho necessário, nem sou tão hipócrita, de neste texto de 300 palavras tentar explicá-la.
Sendo novamente genérico (logicamente sem esquecer que existem as exceções), as revistas de arquitetura tentam se sobressair ao conhecimento, exibindo informações indutoras a determinados “estilos” (se é que isto ainda existe), modismos e/ou tendências, como se isso fosse uma certeza de satisfação. Uma visão equivocada então se fixa em alguma instância, como referência de “boa” arquitetura.
Voltemos então na questão da informação e do conhecimento. Uma vez que absorvemos um pedaço de uma informação, tal absorção se define como verdade. Nesse estágio onde o conhecimento ainda não impera, o contexto – intrínseco para um perito “senhor” do conhecimento – de tal informação torna-se desconhecido. Dado o desconhecimento de parte da verdade (encontrados nas revistas de objetivos gratuitos, meros produtos capitalistas), logo a informação transforma-se em semi-verdade, uma mentira deslavada. As coisas são, ou não são.
As exceções se encontram naquelas revistas em que se mostra, se esclarece: o processo, o conceito, o contexto, as estratégias, as decisões...
Quando você identificar uma dessas, folheie-a, leia-a, compreenda-a,... devore-a.