setembro 07, 2006

Por trás do óbvio!

Muitos podem dizer que não precisamos da arquitetura para viver, outros podem totalmente discordar de tal hipótese. Tal tema irá sempre gerar conflitos, desde ontem até amanhã, o bom disso é que opiniões a respeito dão possibilidades de analisarmos o que a vida e a arquitetura tem ou não em comum e assim chegarmos num consenso e quem sabe até propôr soluções pertinentes tanto esperadas.
Posso dizer que ambas se dependem totalmente, mas ainda não estão bem relacionadas. Devido a busca de soluções para resolver nossos problemas no espaço, surgem outros ‘novos’ oriundos do mal planejamento arquitetônico, não é à toa que o urbano está nesse caos total que vivenciamos todos os dias.Sabemos que desde sempre o homem busca soluções para resolver pequenas e grandes questões de vivência no espaço físico, mas esquecem de resolver o principal espaço, o abstrato! Se tivermos a audácia de lidar com tal abstração já será de grande valia, não que seja difícil, apenas será preciso prever a maneira de como o homem interfere e apropria de tais espaços da melhor forma possível, levando em consideração que cada ser humano é diferente e possui usos diversificados, atender a todos seria impossível, mas existem fatores relevantes em comum que podem ser levados em consideração.
O fato é que a ‘Arquitetura’ está no nosso cotidiano, não tem como evitá-la, ou fazemos o uso conscientemente, sabendo que precisamos dela para cumprir nossas funções diariamente ou a usamos com ignorância, não tem como escapar de algo que automaticamente faz parte da vida.
Agora, devemos sempre focar que a Arquitetura surgiu para nos auxiliar e sua característica principal é 'funcionar', mas claro que não podemos esperar soluções em tudo, pois não estamos aptos a alcançar a perfeição, mas ainda podemos ter a esperança de tentar chegar perto dessa tal proeza mesmo que seja remoto!