dezembro 06, 2006

Domesticação da arquitetura

OBS: POSTAGEM REFERENTE AO TEMA 5


A natureza procura sempre manter um equilíbrio, ou pelo menos é como deveria funcionar, porque mesmo que os integrantes de uma determinada espécie possuam em sua cadeia alimentar uma outra espécie, nunca com o intuito de extermínio, mas de sobrevivência, sabem, inconscientemente, que todos são interdependentes.

De acordo com o tema 5 esse equilíbrio natural esta sendo cada vez mais prejudicado, devido à domesticação causada pela população, pois nos tempos atuais não é aplicada somente em animais, mas também em espaços. Para procurar novamente o equilíbrio temos como saída à arquitetura, porque arquitetura não é só projeto de edificações, ela procura entender a dinâmica da adversidade baseada no cotidiano, propondo e desenvolvendo pensamentos, críticas e entendimentos de questões tão complexas para poder dar melhor condição de vida para a coletividade.

Dentre essas duas condições de analogias de animais, podemos interpretar de várias formas essa apropriação de espaço ou criação de um novo espaço. Os selvagens se encaixam na marginalidade existente na atualidade que queremos deixar fora de nossas casas, cada vez mais fechadas e protegidas por sistemas de alarmes e outras parafernálias tecnológicas, por outro lado, os animais domésticos se encaixam em nossos próprios anseios de controlar a vida, ou seja, estando protegidos dentro shopping centers, convivendo com um mesmo grupo de amigos, vivendo assim num mesmo mundo. Na verdade os animais propriamente ditos; os bichos criados sem a intromissão do homem procuram viver de um modo que garantam a sua sobrevivência, seguindo o estilo de vida de seus antepassados, do modo de vida em que o maior arquiteto do mundo os possibilitou. Já o homem (os animais selvagens) tudo o que fazem é tornar a sua própria existência cada dia mais tumultuada e sem qualidade, e isso tudo pode se dar ao fato do homem ter a presunção de tentar mudar e melhorar tudo a sua volta.

A evolução tem seu valor, estamos hoje mais protegidos das intempéries da natureza, temos habitações mais luxuosas e com isso também menos qualidade de vida, quantos de nós hoje, param um pouco dentro desta correria da vida para juntar com seus familiares em frente de sua casa simplesmente para ver como está o dia, ou conversar um pouco de tudo ou sobre nada; na verdade a selvageria pelas conquistas e por dinheiro está nos transformando em seres desconhecidos e selvagens, acredito que selvagem ainda é um adjetivo menos pejorativo para a atual situação em que os seres humanos se encontram em relação ao mundo, a vida e ao dinheiro.