dezembro 06, 2006

tema 1

Existe vida sem arquitetura? E como esta a arquitetura hoje?

Lógico que não existe vida sem arquitetura, até os bichos têm suas formas de arquitetar e não vivemos sem elas, nós humanos também precisamos.
Está certo que ela poderia ser um pouco menos perversa. Cada vez os espaços estão excludentes, distanciando demasiadamente as pessoas, tipo:
As casas cada vez mais ilhadas, sem contato com vizinhos, muito menos com a rua.
A transformação dos shoppings em espaços públicos onde nossos comportamentos são manipulados.
Os espaços, feitos para ser públicos, sem uso.
Os condomínios fechados, que “criam” um mundo perfeito.

A arquitetura segue a época, não foi o arquiteto que inventou os shoppings, condomínios, nem a cerca elétrica, mas é ele quem projeta e leva a culpa.
A diferença social se encarrega de esculhambar como a arquitetura que tanto precisamos.
A arquitetura virtual, que se tornou possível depois da evolução dos meios de comunicações, diminui a barreira do preconceito financeiro, que prega: você é o que você tem.
Uma vez que as salas de bate-papo, comunidades na rede mundial de computadores, jogos em rede, são pontos de encontro, espaços públicos onde somos julgados por valores diferentes daqueles expostos pela arquitetura convencional.
Esta nova arquitetura deveria ensinar a velha a ser arquitetura de novo, porque os meios de comunicação estão substituindo nossas ações cotidianas. O caos das cidades contemporâneas vende o medo, que é consumido em forma de prisões onde “os justos pagão pelos pecadores”, todos se prendem dentro de suas próprias casas e o azar é de quem esta fora, sustentando uma falsa idéia de segurança.
Mas onde fica o limite desta substituição?
A nova arquitetura como potencializadora da insubstituível boa e velha arquitetura é a melhor opção.