março 15, 2007

Cotidiano digital


Planejamento Urbano ou Jogo The Sims? Em meio a intensa interseção entre o real e o virtual torna-se cada vez mais difícil a distinção entre ambos, acentuado pelo desenvolvimento acelerado tecnológico que permeiam nossas vidas através de eletrodomésticos, eletrônicos, sistemas de segurança, de transmissão, hardwares, softwares...
Estes são cada vez mais sofisticados e passaram a permear outras áreas. Na artística, por exemplo, são utilizados como meios para a elaboração de intervenções e exposições. Os trabalhos de Jenny Holzer demonstram isto, partem da interface entre arte-mídia para desenvolver suas obras nos espaços públicos, aumentando sua escala de abordagem, utilizando instrumentos variados: desde adesivos e anúncios de TV a projeções em grande escala sobre obras arquitetônicas.

Porém as intervenções digitais não param por ai. Os jogos de simulação de computador, com recursos tridimensionais, estão recriando nosso cotidiano com cada vez mais veracidade. É o que acontece no The Sims. Qualquer criança com o mínimo de conhecimento de informática joga, criando o cotidiano dos personagens, sua casa, vizinhança, mobiliários, sua personalidade e características próprias. Construir e manter uma casa, um bairro ou uma cidade se tornou em exercício corriqueiro e integrado ao nosso cotidiano de forma sutil, como entretenimento.

Então, como diferenciar algo que não passa de diversão, produzido na maioria das vezes por leigos, de um projeto conciso de planejamento urbano? As mídias para exposição de trabalhos estão tão diversificadas que dificultam ainda mais esta distinção. Neste contexto o espectador se torna o diferenciador. A capacitação da pessoa que analisa uma determinada situação define, de acordo com critérios de coerência, relevância, estratégias, etc., a pertinência e coesão do projeto, independente da mídia utilizada.

Em um futuro cada vez mais próximo, os softwares apresentarão inteligência artificial (IA) de cada área, tornando os critérios enunciados acima irrelevantes. Porém, por mais perfeitos e racionais que sejam as IAs, não atingirão, ainda, a qualificação do homem, já que ficam em defasagem em novos critérios como as sensações e sentimentos necessários para a elaboração de um trabalho diferenciado.

4 Comments:

Blogger jorge tanure said...

por que nao fazer uma imagem igual do The sims e ilustrar o texto?

10:24 PM  
Blogger milenapais said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9:49 AM  
Blogger Amanda Machado said...

obrigada pela participação no texto.... hahahaha....

vou aprender até o fim do semestre a postar as coisas!!!

12:22 PM  
Blogger ontem fui assim said...

Amanda, achei mto interessante sua abordagem do urbanismo fazendo um paralelo com as tecnologias, as artes digitais e os jogos eletrônicos tão presentes na contemporaneidade, ficou bastante rico.

3:35 PM  

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