março 17, 2007

Loucura ou ignorância

O Ser é a Idéia: esta a grande tese ontológico-metafísica de Platão e do platonismo autentico. O que não é Idéia é pela Idéia; o que não é Idéia é apenas por e enquanto participa da própria Idéia.” 1

O sonho ou um desejo de se chegar entre o irreal e o real é uma transição gritante e impotente; uma ferramenta usada como venda e como ilusão de um sonho perseguido por nós. Referente ao “mito da caverna”, onde só se pode vultos e sombras; o urbanismo é apenas um desejo de uma imagem feita por computador que é uma mera realidade ou apenas simples ilusão de uma sombra.

Existem os questionamentos, que por uma mera relação de sombra ou um simples fato de se lotear e/ou morar, ter lugar fixo ou físico, onde lutamos por ele e queremos um melhor local para viver; venho por meio deste perguntar: a quanto tempo o urbanismo ou mesmo a urbanização existe?

Não venho responder tal pergunta, mas sim mostrar que o urbanismo é uma mera ilusão visualizada por um desenho e/ou por uma prática ali feita. Prática que é errada, porque volta e meia leis ambientais barram por uso inadequado desta ferramenta. Com o urbanismo feito “a caminho de mulas”, expressão usada no popular, o não conhecimento de tal prática, é capaz de transformar um local com uma infra-estrutura descente, em um lugar expandir e maneira incorreta e inconstante, em um terreno mal utilizado, um lugar expandido de maneira incorreta e incoerente.

Nós arquitetos, devemos sim comportar de uma maneira mais tangível, e não como se fosse uma brincadeira de montar um lego ou até mesmo como o jogo sincite; é sim sombra de um desejo que nunca se chega ao fim. Temos consciência que nós, arquitetos e urbanistas, não sabemos nada e nem como fazer o próprio urbanismo, pois os profissionais da área são os geógrafos e uns dos maiores papas do urbanismo, por incrível que pareça, é o um advogado. Quero sim aqui mostrar minha indignação; então lhes digo: se não sabemos fazer nem urbanismo direito como vamos fazer uma simples casa?




1 OLIVEIRA, Cristiano G. Machado de. A concepção de homem na filosofia grega.

Bibliografia:

http://www.filosofiavirtual.pro.br/homem.htm

4 Comments:

Blogger jorge tanure said...

sincity eh ruim?

6:21 PM  
Blogger milenapais said...

Sincity não é ruim, é legal!
Mais legal ainda é q qndo o tempo vai passando, mostra direitinho o q se passa na realidade nossa tb.
Aglomera mta coisa, tem que ficar vendo onde se coloca + ruas e ai vem a questão das companhias de água, esgoto, etc.
Se não pensarmos lá, tb vira bagunça igual o nosso urbano.
Voto em ignorância c/ uma postura d praticidade, logo, s/ pensar mto torna-se uma loucura? rs... confusão danada!!!

6:43 PM  
Blogger jorge tanure said...

milena, acho sincity mto legal b, mas pq ele eh critico, ingenuamente caustico, leva a utopia p o cotidiano, .... agora p vcs pensarem... vc realmente acredita q a dinamica urbana eh tao linear causal qto aquela q o sincity nos faz crer?

7:25 PM  
Blogger Unknown said...

Eu acho caro jorge, não sou ingenuamente custico, queria demonstrar que o urbanismo nao pode ser feito como no site, pois sera uma mera ilusão e uma grande ignorancia

1:08 PM  

Postar um comentário

<< Home