maio 21, 2007

Bolinhas Brancas e Pretas

A definição de uma linguagem depende de quem ira usa-la e de sua necessidade.
Nem todos possuem o conhecimento destas definições, mas se não precisamos desta [linguagem] não nos interessamos, muitos são movidos pela curiosidade e não pela necessidade, mas a maioria tem como combustível propulsor à necessidade.
Louis Braille o inventor da linguagem para deficientes visuais, fez uma adaptação de um sistema inventado por um oficial, os dois [Louis Braille e o oficial] foram movidos por necessidades parecidas, mas não semelhantes, o oficial não possuía a deficiência mas não podia ascender a luz anoite para ler as mensagens, era perigoso pois seus oponentes poderiam encontra-lo.
Toda linguagem cabe dupla interpretação ou até mesmo uma interpretação pessoal e subjetiva, que depende de quem a lê, por isso algumas linguagens são universais, o que dificulta a representação de algo que só acontece num local ou numa região. Mas a linguagem como algo inacabado sempre terá modificações e acréscimos.
A leitura vai além do olhar, ela chega ao sentir e na sensibilidade de cada pessoa em interpretar o que está escrito. E a linguagem exemplificada [Braille] acima, dá o sentido duplo a esta frase, pois ela pode ser entendida de forma poética e realista.
O saber se ensina, mas o entender não, isso vai depender de cada um.
Eu vejo 6 bolinhas sendo que algumas são pretas e outras brancas, até parece um dado ou um dominó, as posições das bolinhas mudam, mas é só isso que consigo enxergar, entender ! E você? Você sente a letra, entende a palavra, você que é sensível no tato, no som e no cheiro que vê a vida a seu modo, tão rápido em sua leitura capaz de ler 200 palavras por minuto e enquanto isso eu só enxergo bolinhas brancas e pretas.
É incrível como que o corpo e a mente se adaptam as transformações, mutilações, deficiências e ausências e como somos capazes de transformar o problema em desenho!

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Braille

3 Comments:

Blogger milenapais said...

rexane, sua sem graça...
vai fazer tfg mulher!!!

ai oh, se tiver otro texto, to aceitando viu? rs... nem gasta ser tao bom qnto esse! tsssss...

1:44 PM  
Blogger tiago d. carvalho said...

acho que decifrei a imagem em Braille: REXANE

mto interessante a subversão.....
o que [teoricamente] seria lido através do toque pode também ser compreendido pelo olhar.......

11:42 AM  
Blogger Rexane said...

aaaa Tiago, já acertou!!! rsrsrs...assim naum vale!!!

7:10 PM  

Postar um comentário

<< Home